Em
sua primeira visita ao Grande ABC em 2013, o governador Geraldo Alckmin
(PSDB) garantiu que as obras para construção da Linha 18-Bronze do
Metrô, que ligará a Capital à região por sistema de monotrilho, serão
iniciadas ainda neste ano.
A previsão é que o vencedor da licitação seja
conhecido em 60 dias.
O início das obras esbarra na necessidade de liberação de área nos
arredores da Estação Tamanduateí, em São Paulo, ponto inicial do
monotrilho. “A prefeitura tem o projeto chamado Arco do Futuro, que
utilizaria a área do pátio de trens que existe no local, a mesma que
pretendemos usar.
Estamos negociando com o município para evitar
alterações no nosso projeto, para não atrasarmos a obra. Resolvendo
isso, vamos lançar edital para consulta pública, contratar PPP (Parceria
Público-Privada) e começar os trabalhos”, afirmou o governador.
O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal,
Luiz Marinho (PT), disse que já entrou em contato com o prefeito da
Capital, Fernando Haddad (PT), para chegarem a uma solução sobre a
liberação do espaço. “Vamos marcar visita ao local para resolver isso
rapidamente.
Já falei para o Haddad que não será possível atender a
solicitação da equipe dele, porque têm interferência de dutos da Shell.
A
tendência é manter o planejamento como está.”
A primeira fase do traçado, que sairá da Capital e irá até o Centro
de São Bernardo, passando também por São Caetano e Santo André, está
prevista para ficar pronta até 2016.
O investimento total será de R$ 4,1
bilhões, sendo que R$ 1,7 bilhão será repassado pelo governo federal.
Inicialmente, a previsão era que o trecho fosse até o Paço de São
Bernardo, com 13 estações. Alckmin confirmou mais uma estação, Djalma
Dutra, no fim da linha, próxima à Avenida Prestes Maia, onde mora o
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O governador disse ainda que a segunda etapa do projeto, até o bairro
Alvarenga, está em fase de estudo. “Precisamos fazer a primeira etapa.
A
Linha 5-Lilás, foi feita até Santo Amaro e, agora, estamos prolongando.
Isso aconteceu também na Linha 2-Verde, que estava parada na Chácara
Klabin e hoje vai até a Vila Prudente.”
Marinho, que briga pela extensão da linha, não teme que a
continuidade do projeto não saia do papel. “Teremos a segunda etapa, só
não sabemos quando.
A definição do governo é fazer até a Djalma Dutra e,
posteriormente, estender o trecho.
O prolongamento faz todo o sentido,
por isso acontecerá”, disse o prefeito.
Se São Bernardo foi beneficiada com mais uma estação, Diadema ficou
em desvantagem.
Alckmin descartou parada do Metrô na cidade, alegando
que o município será atendido por outros sistemas. “Precisamos começar
as Linhas 18-Bronze e 17-Ouro, porque a tendência de ambas é se
encontrarem e beneficiar Diadema.”