O Metrô definiu os locais exatos das estações da futura
Linha 18-Bronze, que ligará o Tamanduateí, na Capital, com o bairro
Alvarenga, em São Bernardo.
A primeira fase do traçado deverá ficar
pronta até 2016, e o investimento total será de R$ 4,1 bilhões, sendo
que R$ 1,7 bilhão será repassado pelo governo federal.
O Diário teve
acesso a documento elaborado pela empresa em janeiro. Deverão ser
desapropriados 203 mil metros quadrados de áreas.
Em São Caetano, todas as plataformas ficarão no eixo da Avenida Guido
Aliberti. A primeira das estações localizada no Grande ABC será a
Goiás, que, apesar do nome, ficará no cruzamento com a Almirante
Delamare, na Capital, e a Rua Baraldi, em São Caetano. A distância do
local até a via que dá nome ao ponto de parada é de 300 metros. Já a
Estação Espaço Cerâmica ficará na intersecção com a Rua São Paulo,
próximo ao ParkShopping São Caetano. A Estação Estrada das Lágrimas
ficará perto do Parque Chico Mendes.
Já a parada Praça Regina Matiello, ainda em São Caetano, terá como
objetivo principal atender a passageiros de São Bernardo, já que o local
terá acesso pelo futuro terminal de ônibus do bairro Rudge Ramos, na
Avenida Doutor Rudge Ramos.
A Estação Instituto Mauá também ficará na
divisa entre as duas cidades.
A partir daí, as próximas quatro estações ficarão na Avenida Lauro
Gomes, às margens do Córrego dos Meninos, que divide São Bernardo e
Santo André. No cruzamento com a Rua Afonsina, em São Bernardo, será
construído ponto de parada que dá nome à via.
A Estação Fundação Santo
André, além de servir ao público andreense, também será opção aos
moradores da Vila Vivaldi, em São Bernardo. Mesma configuração se aplica
à Estação Winston Churchill.
A parada Senador Vergueiro dará acesso à avenida homônima nas
proximidades do hipermercado Carrefour e do ginásio poliesportivo
localizado na Avenida Kennedy.
Apesar de protestos de moradores, a
Estação Baeta Neves ficará na Avenida Aldino Pinotti, ao lado de
conjunto residencial construído recentemente. Comissão de habitantes do
bairro solicitava que a plataforma fosse transferida para a Pereira
Barreto. A Estação Paço Municipal - última a ser construída na etapa
inicial - ficará em frente ao futuro Museu do Trabalho e do Trabalhador,
onde funcionava o antigo Mercado Municipal.
As três paradas seguintes ficarão na Avenida Brigadeiro Faria Lima,
na altura da Rua Djalma Dutra, da Praça Lauro Gomes e do Terminal
Ferrazópolis.
A Estação Café Filho será no cruzamento da via de mesmo
nome com a Rua Jorge Pires. Já a plataforma Capitão Casa ficará na
altura da Praça João Ferro.
O Terminal Alvarenga ficará no cruzamento da
Avenida Presidente João Café Filho com a Estrada dos Alvarenga, próximo
à Praça Giovanni Breda e ao campus da FEI (Fundação Educacional
Inaciana).
O deputado estadual Orlando Morando (PSDB), integrante da comissão de
Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, explica que foram
alteradas as localizações das estações Goiás e Instituto Mauá, em São
Caetano. "Com isso, irá diminuir o impacto na entrada da cidade. Foram
mudanças oportunas", elogia.
http://www.dgabc.com.br/Noticia/458093/metro-define-locais-exatos-das-estacoes-da-linha-18-bronze