01 maio 2013

Metrô de SP pretende reabrir bicicletários só de segunda a sexta


O Metrô de São Paulo definiu as regras para tentar retomar o serviço de empréstimo e estacionamento de bicicletas em suas estações, desativado desde o fim do ano passado.

Segundo edital publicado no "Diário Oficial" do Estado no sábado (27), o aluguel de bicicletas, após período gratuito, vai custar R$ 2 por hora. No sistema desativado a primeira hora era de graça, agora serão só os primeiros 30 minutos. 

As estações também deverão funcionar como estacionamento para bicicletas. Nesse caso, será de graça por 12 horas e custará R$ 2 por hora adicional. 

A empresa terá que fazer seguro e se responsabilizar por furto, roubo ou dano às bicicletas estacionadas. 

As regras definem que cada estação deverá ter no mínimo dez bikes para aluguel e dez vagas para estacionamento, mas a empresa poderá aumentar esse número. 

Caso seja cobrada garantia ou caução dos usuários, o valor máximo foi definido pelo Metrô em R$ 400. 

Inicialmente, o serviço será restabelecido em apenas nove estações: Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Brás, Carrão, Itaquera, Guilhermina e Santa Cecília. 

O horário será de segunda a sexta, das 7h às 22h, mas o período poderá ser estendido caso haja acordo entre a empresa e o Metrô. 

No sistema desativado, as estações funcionavam das 6h às 22h em dias úteis. No Paraíso e Anhangabaú, também abriam no final de semana das 8h30 às 17h30. 

A intenção do Metrô era contemplar no edital as 17 estações que tinham bicicletários, mas o restante, assim como as outras estações da malha, ficaram para outro certame. 

MARCAS
 
O edital tem por objetivo credenciar empresas interessadas em explorar o serviço. Ela terão que bancar as bicicletas, funcionários e os custos operacionais, mas terão permissão para exibir marcas nos bicicletários e bicicletas. 

Os contratos publicitários, porém, valerão "desde que sejam respeitadas as leis municipais de exposição" e as empresas terão que submeter "ao Metrô e seus parceiros para aprovação ou veto".

Os interessados têm 15 dias para se inscrever, e vence quem chegar primeiro --desde que comprove ser capaz de operar o sistema. Caso mais de uma empresa se apresente no mesmo dia, haverá sorteio.

Segundo o Metrô, "a previsão é que até o final do primeiro semestre deste ano todos os cliclistas que utilizam o Metrô vão poder se usufruir do serviço". 

Apesar de prever operação por uma única empresa, o documento do Metrô não especifica se haverá possibilidade de alugar e devolver as bicicletas em estações diferentes. 

O edital também não define como será o cadastramento dos usuários. 

Antes, o sistema exigia cópia do RG, CPF, comprovante de residência e cartão de crédito com limite de R$ 350 (dispensado se o usuário fizesse uma carteirinha de R$ 25). 


PATROCÍNIO 

Os bicicletários do Metrô surgiram em 2008, por meio da ONG Instituto Parada Vital. 

Ela recebia patrocínio da seguradora Porto Seguro e operava o sistema de empréstimo e estacionamento em 17 estações. 

Segundo o Metrô, o patrocínio foi encerrado no ano passado e, sem outra fonte de recurso, a ONG não conseguiu manter o sistema. 

Após a reclamação de usuários, o Metrô traçou um plano de emergência para manter pelo menos o estacionamento nas estações mais movimentadas. 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/04/1270757-metro-de-sp-pretende-reabrir-bicicletarios-so-de-segunda-a-sexta.shtml

Arquivo INFOTRANSP