A CPTM divulgou recentemente a conclusão de estudos para implantação
do trem Regional que vai ligar a Capital Paulista a Santos, e
diferentemente do que se pensava, a via férrea não vai seguir pelo
traçado de Paranapiacaba.
Segundo os estudos, foram analisadas 3 opções,
sendo que a considerada mais viável, e provavelmente a escolhida será
uma ferrovia que com um túnel de 30 Km.
Traçado
A nova linha deve sair da futura estação São Carlos, que será erguida
para os trens da Linha 10 Turquesa da CPTM, que também terá integração
para Linha 6 laranja do Metrô. Após o local, o trem seguirá paralelo ao
Expresso ABC até a estação Prefeito Celso Daniel – Santo André.
Posteriormente a ferrovia segue por um túnel de 30 Km, Serra do Mar
abaixo até a cidade de São Vicente e depois chegando a Santos. De acordo
com a CPTM, tal opção apresenta menores impactos ambientais, melhor
opção para maior desempenho, porem com um maior custo em relação a opção
de seguir pelo traçado original dos trens de carga que descem pelo
sistema de cremalheira, de Paranapiacaba, até Cubatão. Esta última foi
considerada desfavorável ambientalmente em relação as demais
alternativas, e desempenho inferior, além de ter riscos consideráveis
para implantação e operação. A terceira opção, descartada, propunha o
traçado do trem paralelo a Linha 9 esmeralda, pela marginal Pinheiros
até a futura estação Varginha, seguindo pela linha ferroviária existente
até Evangelista de Souza, descendo pelo ramal Mairinque-Santos. Mas a
ferrovia possui grande movimento de trens cargueiros. O trem regional
deve ter integração com o VLT de Santos.
Operação
A bitola usada para ferrovia será a de 1.435 mm e o tempos de viagem entre São Paulo/ABC será de 13 minutos. Já entre
São Paulo/São Vicente será de 30 minutos e São Paulo e Santos de 35 minutos. O intervalo entre trens no pico poderá ser de 15 Minutos, e a linha terá 88 Viagens por dia. Os trens terão 3 carros, sendo dois motorizados e um reboque. Cada carro será equipado com 4 motores. Cada composição terá a capacidade de 184 passageiros sentados. Estão previstos banheiros nos trens (mínimo de 2 conjuntos por composição), som interno e instalações para serviços de bordo. Os trens devem atingir a velocidades de 180 km/h.
São Paulo/São Vicente será de 30 minutos e São Paulo e Santos de 35 minutos. O intervalo entre trens no pico poderá ser de 15 Minutos, e a linha terá 88 Viagens por dia. Os trens terão 3 carros, sendo dois motorizados e um reboque. Cada carro será equipado com 4 motores. Cada composição terá a capacidade de 184 passageiros sentados. Estão previstos banheiros nos trens (mínimo de 2 conjuntos por composição), som interno e instalações para serviços de bordo. Os trens devem atingir a velocidades de 180 km/h.
Os estudos apontam ainda que o modal trará alivio do carregamento do
Sistema Anchieta – Imigrantes, diminui o tempo de viagem nos
deslocamentos São Paulo – Santos/São Vicente/Cubatão/Praia Grande, reduz
as emissões veiculares, gases de efeito estufa e acidentes.
O banho de água fria é que não existe previsão para inicio das obras, muito menos de operação.