O Brasil tem hoje 28 000 quilômetros de ferrovias para a movimentação de cargas
Desde que passou a ser operado pela iniciativa privada, em 1997, o
setor brasileiro de transporte ferroviário de cargas apresentou um
crescimento de 90%.
Só no ano passado, foram movimentadas 481 milhões de
toneladas. Este ano, segundo a Associação Nacional dos Transportadores
Ferroviários (ANTF), o desempenho do setor deve ser ainda melhor,
totalizando 508 milhões de toneladas transportadas.
A malha ferroviária de transportes de carga operada pelas concessionárias privadas tem hoje 28 300 quilômetros – 23 000 deles em operação.
A malha ferroviária de transportes de carga operada pelas concessionárias privadas tem hoje 28 300 quilômetros – 23 000 deles em operação.
No
passado, o país chegou a ter mais de 34 000 quilômetros de ferrovias,
mas crises econômicas e a falta de investimento fizeram com que parte da
rede ficasse obsoleta e fosse abandonada.
Apesar do baixo crescimento da economia do país nos últimos anos, as concessionárias de ferrovias mantiveram um nível elevado de investimentos e injetaram mais de 4,9 bilhões de reais no sistema em 2012 – valor 6,6% superior ao aplicado no ano anterior.
Mais investimentos – Desde que o programa de concessões da malha ferroviária foi iniciado no Brasil, no fim dos anos 1990, os investimentos em novas tecnologias, capacitação profissional, compra e reforma de locomotivas e vagões, assim como a melhoria das operações ferroviárias, totalizaram 34,9 bilhões de reais.
Apesar do baixo crescimento da economia do país nos últimos anos, as concessionárias de ferrovias mantiveram um nível elevado de investimentos e injetaram mais de 4,9 bilhões de reais no sistema em 2012 – valor 6,6% superior ao aplicado no ano anterior.
Mais investimentos – Desde que o programa de concessões da malha ferroviária foi iniciado no Brasil, no fim dos anos 1990, os investimentos em novas tecnologias, capacitação profissional, compra e reforma de locomotivas e vagões, assim como a melhoria das operações ferroviárias, totalizaram 34,9 bilhões de reais.
A previsão de
investimentos das concessionárias até 2015 é de 16 bilhões de reais.
A expectativa é que o setor ganhe impulso com o Plano de Investimento em Logística (PIL), lançado pelo governo federal em agosto de 2012 e que prevê, entre outras coisas, investimentos de quase 100 bilhões de reais na construção e na adequação de 11 000 quilômetros de ferrovias nas próximas três décadas.
A expectativa é que o setor ganhe impulso com o Plano de Investimento em Logística (PIL), lançado pelo governo federal em agosto de 2012 e que prevê, entre outras coisas, investimentos de quase 100 bilhões de reais na construção e na adequação de 11 000 quilômetros de ferrovias nas próximas três décadas.
Ao todo, 13 malhas ferroviárias das cinco regiões
do país serão contempladas pelo programa.
O governo planeja leiloar os
primeiros trechos ainda este ano.