O
último trecho de rocha que separa o túnel da Linha 4 do Metrô Rio entre a Barra
da Tijuca - Zona Oeste da cidade - e São Conrado - Zona Sul - foi detonado na
última segunda-feira (9).
As escavações foram iniciadas em setembro de 2010. Com
cinco quilômetros de extensão, este é o maior túnel entre estações metroviárias
do mundo. Ao todo já foram escavados mais de 6 mil metros de túneis de via - por
onde passarão os trens - entre Barra e Gávea.
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Nós estamos construindo de linhas subterrâneas mais do que tudo o que foi feito
desde quando o metrô foi aberto. Vamos permitir que mais de 250 mil pessoas
passem a usar este transporte quando a linha estiver inaugurada, tirando dois
mil carros da rua e dando conforto às pessoas.
É um momento histórico e será um
legado muito importante.
Esta será uma estação democrática, com acesso para
Rocinha e para os moradores de São Conrado. Enfim, uma estação que é a cara do
Rio de Janeiro – disse o governador Sérgio Cabral durante a conclusão das
escavações.
Como
os túneis no trecho Barra da Tijuca- Gávea passam por dentro do maciço rochoso,
o Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras entre Barra e Gávea,
adotou a metodologia New Austrian Tunnelling Method (NATM) - Drill and Blast
para construi-lo.
O NATM consiste em detonações controladas e é o método mais
adequado para escavação em rocha.
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Este era um sonho antigo de mais de 40 anos, de trazer o metrô até a Barra da
Tijuca. Nós lutamos muito para vivenciar este momento de ter recursos para
realizar esta obra.
Demos um grande passo, vamos deixar mais de 70% pronto.
Ganha a população que mais precisa de transporte com qualidade – afirmou o
vice-governador e coordenador de Infraestrutura Luiz Fernando Pezão.
A
implosão ocorreu por volta das 7h43. Três toques de sirene foram acionados antes
do quarto toque, que sinalizava a conclusão da detonação.
Autoridades e
funcionários da obra a assistiram por um telão instalado dentro do túnel
escavado.
Com
aproximadamente 16 quilômetros de extensão, a Linha 4 (Barra da Tijuca -
Ipanema), vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e
retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações:
Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa
Senhora da Paz.
A
partir de 2016, a Linha 4 do metrô vai ligar a Barra da Tijuca a Ipanema em
apenas 15 minutos e o túnel Barra – São Conrado conectará as duas estações de
maior demanda da Linha 4 do metrô - Jardim Oceânico, com 91 mil passageiros por
dia, e São Conrado, com 61 mil. O trajeto Barra - São Conrado será feito em
menos de 6 minutos.