Quatro consórcios formados por empresas brasileiras,
espanholas, italianas, coreanas e equatorianas disputam a licitação das obras do
metrô
Trem passa por estação: obras da segunda fase do metrô de Quito deverão ter
investimentos de US$ 1,5 bilhão
Quatro consórcios formados por empresas brasileiras, espanholas,
italianas, coreanas e equatorianas disputam a licitação das obras da segunda
fase do metrô de Quito, com um investimento de US$ 1,5 bilhão.
Os consórcios estão formados pelas empresas Asociación Ansaldo-Impregilo e
Herdoiza Crespo; Acciona e Odebrecht; Dragados, Constructora OAS e Hyundai
Construction; Obrascon Huarte Lain S.A. e Ingenieros Civiles Asociados S.A.
As obras da segunda fase do metrô incluem a construção de estacionamento e
oficinas de manutenção, túnel de acesso ao estacionamento, túnel de linha de 22
quilômetros, 13 estações, locais especiais, além da provisão e montagem de
equipamentos e instalações, composto por 11 subprojetos, informou hoje a empresa
Metrô de Quito.
Na atualidade se trabalha na primeira fase, financiada com recursos próprios,
que inclui a construção de duas estações e cujos trabalhos estão 47%
concluídos.
Segundo o Metrô de Quito, a segunda fase conta com financiamento de quatro
organismos de crédito multilaterais que pela primeira vez se uniram para um
projeto de infraestruturas.
O Banco Europeu de Investimentos (BEI) fornece US$ 259 milhões; a Corporação
Andina de Fomento (CAF) outros US$ 250 milhões; e o Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID) US$ 200 milhões, assim como o Banco Internacional de
Reconstrução e Fomento (BIRF).
O governo equatoriano, por sua parte, destinará recursos próprios de cerca de
US$ 40 milhões e a prefeitura de Quito o restante dos recursos, procedentes da
titularização dos direitos que possui na operação do aeroporto de Quito e de
fundos orçamentários.
Os quatro consórcios citados superaram a fase de pré-qualificação e agora
deverão formular suas propostas técnicas e econômicas até 20 de fevereiro de
2014.
Em uma licitação posterior será leiloado o material móvel, que compreende 18
trens de seis vagões com capacidade para transportar 1.500 pessoas cada um e que
funcionarão com energia limpa procedente de grandes projetos hidrelétricos
impulsionados pelo governo, disse o gerente do Metrô de Quito, Édgar
Jácome.