Shana Reis/Divulgação
O túnel subterrâneo da linha 4 do metrô que liga a Barra da Tijuca a
São Conrado está totalmente aberto.
A passagem de cinco quilômetros de
extensão que conectará as estações Jardim Oceânico e São Conrado teve
seu último trecho de rocha detonado no dia 9 de dezembro.
A linha 4 do metrô do Rio de Janeiro
terá 16 quilômetros de extensão e ligará a Barra da Tijuca a Ipanema.
Seis estações farão o transporte de 300 mil pessoas por dia a partir de
2016: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de
Alah e Nossa Senhora da Paz.
"Esta obra
é estratégica, sonhada há 40 anos. Neste período, as regiões da Zona
Oeste e litorânea cresceram e a infraestrutura de mobilidade não
avançou.
Esse é o maior túnel entre duas estações do mundo, tem uma
engenharia muito sofisticada.
Aqui serão 16 trens, são 90 vagões,
servindo à população só para a Linha 4. Esta é uma obra de ousadia, que é
realmente um presente para o Rio, um verdadeiro legado olímpico.
Os
quinze dias de competição são importantes, mas muito mais do que isso é o
legado que inclui ainda a renovação das barcas, de toda a frota de
trens urbanos, isso que vale, que dá dignidade às pessoas", disse o
governador Sérgio Cabral, que percorreu de carro o trecho do túnel nesta
quinta-feira (19).
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acredita que o desenvolvimento de ações de mobilidade urbana na cidade e no estado garantem o direito de ir e vir.
"Vivemos anos e anos uma lógica dos governadores que se modificou.
Pela primeira vez quero agradecer, em nome dos cariocas, um investimento
deste porte.
A Barra da Tijuca é um dos maiores polos geradores de
emprego nesta cidade. Com esta ampliação do Metrô e com o BRT vamos
conseguir ter uma cidade muito mais integrada e mais justa", destacou.
A obra da linha 4 do metrô ganhrá mais
uma etapa nesta segunda-feira (23).
O Tatuzão - máquina que vai perfurar
os túneis da Linha 4 do Metrô entre a Estação General Osório e a Gávea -
vai começar a funcionar a partir desta data. O equipamento tem 120
metros de comprimento e pesa duas mil tonaladas.
O Tatuzão foi fabricado na Alemanha e
veio ao Rio de Janeiro separado em 23 contêineres.
A perfuração do túnel
será feita em uma roda de 11,5 metros de diâmetro.
Além de retirar o
entulho, o equipamento de tecnologia de ponta vai posicionaras placas
de concreto que pesam cerca de oito toneladas.