19 dezembro 2013

Aberto túnel Barra-São Conrado da linha 4 do metrô

                  

Shana Reis/Divulgação
O túnel subterrâneo da linha 4 do metrô que liga a Barra da Tijuca a São Conrado está totalmente aberto.
 
 A passagem de cinco quilômetros de extensão que conectará as estações Jardim Oceânico e São Conrado teve seu último trecho de rocha detonado no dia 9 de dezembro.
A linha 4 do metrô do Rio de Janeiro terá 16 quilômetros de extensão e ligará a Barra da Tijuca a Ipanema.
 
Seis estações farão o transporte de 300 mil pessoas por dia a partir de 2016: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. 
"Esta obra é estratégica, sonhada há 40 anos. Neste período, as regiões da Zona Oeste e litorânea cresceram e a infraestrutura de mobilidade não avançou.
 
Esse é o maior túnel entre duas estações do mundo, tem uma engenharia muito sofisticada.
 
Aqui serão 16 trens, são 90 vagões, servindo à população só para a Linha 4. Esta é uma obra de ousadia, que é realmente um presente para o Rio, um verdadeiro legado olímpico.
 
Os quinze dias de competição são importantes, mas muito mais do que isso é o legado que inclui ainda a renovação das barcas, de toda a frota de trens urbanos, isso que vale, que dá dignidade às pessoas", disse o governador Sérgio Cabral, que percorreu de carro o trecho do túnel nesta quinta-feira (19).
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acredita que o desenvolvimento de ações de mobilidade urbana na cidade e no estado garantem o direito de ir e vir.
"Vivemos anos e anos uma lógica dos governadores que se modificou.
 
Pela primeira vez quero agradecer, em nome dos cariocas, um investimento deste porte.
 
A Barra da Tijuca é um dos maiores polos geradores de emprego nesta cidade. Com esta ampliação do Metrô e com o BRT vamos conseguir ter uma cidade muito mais integrada e mais justa", destacou. 
A obra da linha 4 do metrô ganhrá mais uma etapa nesta segunda-feira (23).
 
O Tatuzão - máquina que vai perfurar os túneis da Linha 4 do Metrô entre a Estação General Osório e a Gávea - vai começar a funcionar a partir desta data. O equipamento tem 120 metros de comprimento e pesa duas mil tonaladas.
O Tatuzão foi fabricado na Alemanha e veio ao Rio de Janeiro separado em 23 contêineres.
 
A perfuração do túnel será feita em uma roda de 11,5 metros de diâmetro. 
 
Além de retirar o entulho, o equipamento de tecnologia de ponta vai posicionaras  placas de concreto que pesam cerca de oito toneladas.
 

Arquivo INFOTRANSP