20 agosto 2012

Vale testa uso de geossintéticos em suas ferrovias

 A Vale está testando o uso de geossintéticos na estrutura de suas ferrovias. O material é colocado no lastro, proporcionando melhor rigidez do solo e drenagem. O uso da tecnologia foi testado por dois anos na Estrada de Ferro Vitória a Minas e agora está sendo implantado na Estrada de Ferro Carajás.

Na Vitória a Minas, o material foi utilizado em um trecho perto de Barão de Cocais (MG). Após a colocação do geossintético na via, foram instalados sensores para monitorar a estrutura e realizados testes com locomotivas e vagões, com o padrão de carga da ferrovia.

 Os testes foram satisfatórios tanto no uso de solos finos (só a terra) quanto nos solos granulados (com cascalho). Além disso, houve redução nas deformações que a via sofre nos dias de chuva. 

O uso do material foi abordado durante a apresentação do Prof. Dr. Gilberto Fernandes, do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, no primeiro dia do 2º Encontro Nacional de Tecnologia Metroferroviária que está sendo realizado na Escola Politécnica da USP. 

Segundo o Fernandes, a utilização do produto tem como objetivo melhorar a capacidade da estrutura e reduzir custos, principalmente com manutenção e lastro. 

Após a avaliação positiva na Vitória a Minas, a Vale iniciou em julho deste ano os testes do produto na Estrada de Ferro Carajás, próximo a Marabá (PA). As avaliações estão sendo feitas em um trecho de 300 metros, com a aplicação de diferentes tipos de geossintéticos. 

A Vale quer aumentar a capacidade de carga por eixo na Estrada de Ferro Carajás. A companhia está avaliando a ampliação de 37,5 toneladas por eixo para 40 t/eixo e as avaliações estão sendo feitas para verificar se a ferrovia suportará o aumento, já que a via foi construída na década de 80. 

O Encontro de Tecnologia é promovido pela Revista Ferroviária, Simefre e Comitê Metroferroviário (CB06) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem como objetivo de debater e propor normas técnicas para a fabricação de material ferroviário e para as operações metroferroviárias.  O evento será encerrado nesta quarta-feira (08/08).

Arquivo INFOTRANSP