A Bombardier Transportation anunciou a assinatura de um contrato com a
Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey (PANYNJ), para fornecer serviços
de operação e manutenção (O&M) durante um período de mais dez anos, e também
para realizar um programa de substituição de ativos de capital com o objetivo de
garantir a continuidade do desempenho ideal do sistema.
O contrato tem um valor
aproximado de 243 milhões de dólares americanos (197 milhões de euros), e terá
início no dia 3 de agosto de 2012.
O sistema AirTrain do Aeroporto Internacional Newark Liberty foi inaugurado
em 1996.
Trata-se do primeiro sistema de monotrilho do mundo totalmente
automatizado para um aeroporto internacional.
Uma frota de 12 trens BOMBARDIER
INNOVIA Monotrilho 100, com seis carros cada um, atendia originalmente três
terminais do aeroporto, três estações em estacionamentos remotos e um centro de
locação de automóveis, circulando por uma via elevada exclusiva com 3
quilômetros de extensão e duas pistas.
Desde então, o sistema foi estendido para
a linha férrea do Corredor Nordeste (NEC, na sigla em inglês), aumentando seu
comprimento para 4,7 quilômetros e expandindo a frota para 18 trens com seis
carros cada.
Com mais de 100 especialistas em operações e manutenção trabalhando no local,
a Bombardier fornece serviços de O&M desde a inauguração do sistema. Mais de
33 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto no ano passado.
Para atender a
esse elevado volume de passageiros, o sistema funciona 24 horas por dia, 365
dias por ano. Partindo do conhecimento acumulado ao longo dos últimos 16 anos, a
Bombardier está encarando o desafio de aprimorar o desempenho e aumentar a vida
útil do sistema para além de 2020.
As obras de renovação do ativo, anunciadas
hoje, incluem a revisão dos principais subsistemas, incluindo os próprios
veículos, trilhos, sistemas de comunicação e distribuição de energia e o veículo
de recuperação e manutenção.
Eran Gartner, Presidente de Sistemas da Bombardier Transportation, declarou:
“nossos serviços inovadores, voltados para o cliente e com otimização de custos,
tiram proveito da experiência mundial da Bombardier na área de transportes
públicos.
Vamos garantir que o sistema AirTrain de monotrilho continue sendo a
espinha dorsal do transporte terrestre no Aeroporto Internacional Newark
Liberty, transportando milhares de passageiros diariamente até 2020 e nos anos
que virão. Newark e as operações paralelas do AirTrain no aeroporto JFK são
exemplos sólidos da carteira de projetos da Bombardier”.
A Bombardier Transportation é líder em inovação no setor de mobilidade
sustentável. Os sistemas automatizados e de alta confiabilidade da empresa
apresentam soluções para a urgente necessidade de priorizar o transporte
ferroviário, e não o rodoviário, com o objetivo de reduzir os congestionamentos
e a poluição nos grandes centros urbanos e em importantes aeroportos.
Os sistemas automatizados INNOVIA atendem a comunidades de todo o mundo há
mais de 40 anos. Muitos desses sistemas se beneficiam dos serviços da
Bombardier, que cobrem todo o ciclo de vida dos produtos e garantem atendimento
para operação e manutenção.
Os sistemas já instalados incluem Frankfurt [1],
Alemanha; Roma[1], Itália; Kuala Lumpur, Malásia; Cingapura; Madri[1], Espanha;
Atlanta[1], Dallas Fort/Worth[1], Denver[1], Houston[1], Miami, Orlando,
Pittsburgh, São Francisco[1], Sacramento[1], Seattle-Tacoma e Tampa, nos Estados
Unidos. Também nos EUA, a Bombardier fechou um contrato de O&M com o Phoenix
Sky Harbor[1],com abertura em 2012.
O Monotrilho de alta capacidade para a Linha-2 do Metrô de São Paulo
O sistema de Monotrilho que está sendo construído pelo consorcio Expresso
Monotrilho Leste (integra Queirós Galvão, OAS e Bombardier), será a expansão da
Linha 2-Verde da rede do Metrô de São Paulo, e ligará as regiões de Vila
Prudente e Cidade Tiradentes.
Com uma extensão de 24 km e 17 estações, ele
contará com 54 novos trens de monotrilho de alta capacidade circulando. Cada
trem pode transportar 1000 (um mil) passageiros, atinge uma velocidade máxima de
80 km/h e pode circular com intervalos mínimos de 75 segundos entre cada
composição.
Assim, o sistema terá capacidade para atender a uma demanda de até
48.000 passageiros por hora e por sentido (phps), transportando mais de meio
milhão de pessoas cada dia.
Atualmente, este percurso leva mais de duas horas para ser percorrido, e o
novo sistema INNOVIA Monotrilho de alta capacidade vai reduzir esse tempo de
viagem para apenas 50 minutos, os moradores da zona leste de São Paulo vão assim
ganhar três horas de tempo disponível cada dia.
[1] Refere-se a sistemas com serviços completos de Operação &
Manutenção (O&M) da Bombardier.