Antenas instaladas em pórticos nas estradas vão captar
informações
Sai ano, entra ano e o Sistema Nacional de Identificação Automática de
Veículos (Siniav) não sai do chão. Criado com a proposta de “chipar” toda a
frota de veículos do Brasil, o projeto foi lançado em 2006 e, desde lá, vem
sendo adiado.
Agora, o governo federal trabalha com uma nova data para o início
da implantação: janeiro de 2013.
O projeto prevê a instalação de etiquetas eletrônicas no para-brisa dos
automóveis.
Os sinais destes dispositivos serão captados por antenas instaladas
em pórticos e espalhadas pelas ruas e estradas para fazer a identificação de
dados como ano, marca, modelo, combustível, potência e placa dos veículos.
Também poderão ficar registradas a data e o horário em que o veículo passou
pelo local. Depois de captadas, as informações serão enviadas para sistemas
informatizados e bases de dados nacionais e locais. A comunicação se dará via
radiofrequência, tecnologia conhecida como RFID.
O objetivo do governo federal com o projeto é aumentar a segurança e mapear o
tráfego nas principais vias das cidades brasileiras.
Mas os desafios não serão
pequenos.
Além das questões técnicas, a iniciativa enfrenta a resistência de
alguns setores da sociedade, que têm receio de que o Siniav possa se transformar
em uma espécie de big brother, através do qual as pessoas passariam a ser
monitoradas através dos seus automóveis de passeio, caminhões e motos.
Técnicos envolvidos no desenvolvimento desse projeto, porém, não acreditam
que isso possa acontecer, já que as antenas captarão apenas os dados visíveis
dos veículos.
Os que, por ventura, forem objeto de localização terão informações
adicionais colocadas na base de dados, mas, em nenhuma situação poderão constar
dados pessoais dos proprietários.
Para o diretor de rastreamento e monitoramento da Associação Brasileira das
Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e
Monitoramento (Gristec), Eliéser Souza, essas questões precisam ser resolvidas
logo. “É fundamental que o Brasil evolua nessa proposta e em sistemas de
prevenção, especialmente no que diz respeito a roubos de carga e de
fiscalização.
A quantidade de veículos irregulares que circula no Brasil é
enorme e é muito difícil de ser controlada”, afirma. Ele observa que é comum
projetos como esse demorarem para se tornar realidade, especialmente nos casos
em que há troca de governo.
Projeto similar ao Siniav já está em operação em São Paulo, onde é utilizado
para permitir a cobrança eletrônica de pedágio nas rodovias paulistas.
O nome do
sistema é Ponto a Ponto, e a lógica e a tecnologia são as mesmas do Siniav, já
que a frequência do RFID usada também é de 915 Mhz, o que elimina a necessidade
de uso de bateria nos tags instalados nos veículos.
O sistema atual, o Sem Parar, utiliza a frequência de 5,8 GHz, e a bateria
precisa ser substituída a cada quatro anos. “Todo o universo do Siniav, como
antena e backoffice, já existe e vem sendo usado no pedágio”, conta Dario Sassi
Thober, diretor e fundador do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun.
A
entidade sem fins lucrativos foi a responsável por essa implementação, que já
está em curso em quatro rodovias paulistas. As concessionárias de rodovias de
São Paulo terão até 2013 para se adaptarem, e os usuários terão dois anos para a
substituição gratuita do equipamento, a partir de janeiro do ano que vem.
A expectativa do governo paulista com o Ponto a Ponto é de que aqueles que
aderirem ao sistema irão economizar 60,4% nas viagens para Campinas, passando a
pagar R$ 4,00 de pedágio ao invés dos R$ 10,10 que são cobrados atualmente.
A
Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) já começou o agendamento
para a instalação de tags nos veículos do estado. Na primeira fase do projeto, o
Sistema Ponto a Ponto será implantado entre o km 15 (próximo de Sorocaba) e km
77,6 (em Campinas). Seis pórticos serão instalados ao longo da rodovia para
fazer a leitura dos sensores.
O uso do RFID é bastante amplo e, dentro das especificações do Siniav, não há
nenhum impedimento para a sua utilização para a cobrança de pedágios, como está
sendo feito em São Paulo.
As concessionárias de rodovias, entretanto, somente
poderão fazer uso do sistema para cobrar os pedágios depois da autorização dos
proprietários de veículos. “Essa tecnologia pode ser aplicada para criar um
pedágio urbano, substituir os radares de velocidade e controlar o movimento de
cargas e de notas fiscais”, garante Souza.
Para que isso seja possível, é
necessário “fechar” as estradas da área com leitores, que precisarão estar
conectados a um centro que vai processar todas as informações capturadas dos
tags dos veículos.
Criptografia deve garantir a inviolabilidade das informações
Ficou a cargo do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun a realização
de um estudo, encomendado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e
pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para definir a
tecnologia a ser usada no Sistema Nacional de Identificação Automática de
Veículos (Siniav).
Nesse material, inclusive, consta a recomendação ao governo federal pela
adoção da frequência de 915 megahertz e do sistema de criptografia dos dados. “O
objetivo é que a tag seja o mais inviolável possível”, observa Dario Sassi
Thober, diretor do Centro de Pesquisas.
Do ponto de vista da tecnologia, o pesquisador explica que essas etiquetas
serão energizadas toda vez que passarem por uma das antenas leitoras
homologadas.
Os dados serão processados, criptografados e, em seguida, enviados
para uma central de serviços ligada aos órgãos oficiais.
Cada veículo terá uma chave de identificação única e, para tornar possível o
reconhecimento, o sistema precisa estar 100% atualizado. Por isso, sempre que
alguém adquirir um carro, no momento do emplacamento essa chave é enviada para o
Departamento Nacional de Trânsito, que comunica automaticamente a todos os
Detrans.
Isso permitirá que um automóvel emplacado no Ceará tenha a sua tag
identificado quando estiver em São Paulo, por exemplo. “Não há invasão de
privacidade.
Os dados do cidadão não ficam armazenados”, assegura. Thober
destaca a importância de não se confundir o Siniav com o Simrav, projeto
governamental que prevê a instalação de rastreadores GPS nos automóveis.
Ceitec garante ter condições de atender parte da demanda
Um chip desenvolvido pela Ceitec e que poderá ser usado para fazer o controle
da frota de veículos do Brasil, dentro do projeto do Sistema Nacional de
Identificação Automática de Veículos (Siniav), já está em fase de testes
internos. A empresa, com sede na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, já foi
procurada por dois players que produzem as tags, dentro das quais é colocado o
chip. Em alguns meses, devem ser iniciados os testes com esses dispositivos em
veículos, junto com esses possíveis parceiros.
O chip vai entrar em produção no início do ano que vem e, até maio, deverá
estar disponível no mercado. “Estamos preparados para atender boa parte desse
mercado, que em um primeiro momento deve ser de 10 milhões de chips”, garante o
superintendente de desenvolvimento de Produtos e Negócios da Ceitec, Reinaldo de
Bernardi.
A utilização de uma tecnologia diferente daquela compatível com os
equipamentos da Ceitec, vai fazer com que a fabricação do chip seja feita fora
do Brasil. Porém, diversas etapas de pós-produção serão realizadas na unidade
porto-alegrense.
O chip desenvolvido pela Ceitec atende aos requisitos do Siniav e vai se
comunicar com os portais que serão espalhados pelas cidades através de um
protocolo de comunicação por radiofrequência. Quando o carro se aproximar dessas
centrais a leitura da tag será automática, gerando a identificação de dados
como o modelo do carro e o horário em que ele passou por determinado portal.
A leitura pode ser feita a uma distância de 15 a 20 metros e com veículos em
uma velocidade superior a 120 km por hora. O chip possui duas áreas de memória,
uma mais aberta e outra protegida por criptografia. “É muito pouco provável que
quem está de fora consiga ler alguma informação, já que a proteção é grande”,
afirma Bernardi.
Detran gaúcho pede mais debate sobre projeto
Caso o início para a implantação do Sistema Nacional de Identificação
Automática de Veículos (Siniav) fosse dado realmente em julho, como previsto
inicialmente pelo governo federal, o Detran do Rio Grande do Sul não estaria
pronto. “Os nossos técnicos estão analisando o projeto que possui uma linguagem
extremamente técnica e precisa ser muito bem compreendido”, admite Ildo Mário
Szinvelski, diretor-técnico do Detran-RS.
Essa realidade é a mesma encontrada em vários estados, onde ainda falta
entendimento exato sobre o Siniav.
A constatação é preocupante, já que, de
acordo com o Denatran, é responsabilidade do Detran de cada estado conduzir a
instalação da etiqueta eletrônica na frota nacional, estimada em 70 milhões de
unidades.
Szinvelski acredita que o Siniav trará um controle muito mais eficiente da
frota de veículos das cidades. Porém, para que isso seja possível, é preciso
definir um padrão nacional a ser adotado em todos os estados da federação. “É
preciso que seja feito um debate mais amplo sobre esse tema, envolvendo a
associação dos Detrans”, defende.
Atualmente, já existe um sistema com a mesma lógica Siniav em operação no Rio
Grande do Sul.
O Sem Parar/Via Fácil é um serviço de pagamento eletrônico no
qual uma antena detecta automaticamente a presença dos veículos com a tag e
libera a passagem em estacionamentos e pedágios.
No caso do Siniav, porém, o uso
do RFID permitirá que seja feito o reconhecimento de diversos dados dos
veículos.
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=100599