03 agosto 2012

Expansão e Conforto para os Usuários




Cerca de 3,5 milhões de pessoas utilizam o metrô diariamente em São Paulo. E, para oferecer transporte rápido e de qualidade, o Governo trabalha para ampliar cada vez mais as linhas e composições à disposição dos usuários.

Em 2011, já foram entregues quatro estações da Linha 4, Amarela, totalizando 9 km de linhas (Estações Pinheiros, Butantã, Luz e República).

Em 2010, foi entregue o primeiro trecho, entre Paulista e Faria Lima, com 3,6 km. Está prevista a entrega de mais 23 estações e 23 km de linha até 2014. 

A expansão total no período 2011/2014 prevê 30,7 km de linhas e 27 novas estações (quatro já entregues), uma média recorde de 8,5 km por ano.

Hoje, o Metrô tem 64 estações em 74,3 km que se prolongam por cinco linhas. 

A previsão é chegar em 2014 com 87 estações e 101,3 km de linha. No momento, são executadas, simultaneamente, obras de expansão em três linhas: o prolongamento da Linha 2-Verde (monotrilho) de Vila Prudente a São Mateus; implantação da segunda fase da Linha 4-Amarela e extensão da Linha 5-Lilás no trecho entre as estações Largo Treze e Adolfo Pinheiro. 

A implantação da primeira fase da linha 17 Ouro já tem contrato assinado e já houve a licença ambiental de instalação.  Somente em 2011, o investimento previsto no metrô é R$ 4,8 bilhões. Para o período 2012-2015, são R$ 29,9 bilhões.

Até 2014, a expansão do Metrô prevê o início das obras das linhas 6-Laranja, 15-Branca e 18 Metrô Leve ABC (Monotrilho). Ao todo, serão 82,5 km de obras de construção de Metrô (considerando os trechos de pátios e desvios, essa extensão chega próxima a 90 km) e 82 novas estações.

Novas Linhas e ampliação da malha

Linha 4 - Amarela:

Essa linha ligará o bairro da Luz ao bairro de Vila Sônia, na Zona Oeste, passando pela região da Consolação, Avenida Paulista e Pinheiros. Com extensão de 12,8 quilômetros e 11 estações, foi dividida em duas etapas: a primeira contemplou a construção e inauguração de seis estações: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz; estrutura das estações intermediárias Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie; construção e inauguração do pátio de manutenção Vila Sônia. A segunda prevê o acabamento e a inauguração das estações intermediárias: Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie; construção e inauguração de duas estações: São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Haverá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha nas estações Luz, Paulista, e República, respectivamente. A previsão é que a linha esteja totalmente concluída até o final de 2014.

Linha 6-Laranja: 

A futura Linha 6-Laranja, com 13,5 km e 14 estações, deverá transportar cerca de 640 mil passageiros por dia. As obras devem ter início até 2013.

Linha 15-Branca: Estudos preveem ligação de 13,5 km entre a Vila Prudente e a Dutra, na divisa com o município de Guarulhos, com 13 estações, e integração à Linha 3-Vermelha na Estação Penha, bem como à Linha 12-Safira da CPTM, na Estação Tiquatira. Previsão de conclusão: 2017.

Linha 17- Ouro (Jabaquara-Congonhas-Morumbi)

Trata-se da ligação do aeroporto de Congonhas à rede metro-ferroviária, por meio do sistema monotrilho. A linha terá 17,7 km de extensão e 18 estações. Haverá conexões com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 4-Amarela (Estação São Paulo-Morumbi) e 5-Lilás (Estação Água Espraiada), bem como à Linha 9-Esmeralda da CPTM (Estação Morumbi). O trecho inicial - Estação Morumbi da CPTM - Aeroporto de Congonhas está previsto para 2014. Investimentos previstos: R$ 3,2 bilhões

Metrô chega ao Grande ABC

Linha 18 Bronze (Monotrilho)

Trata-se da primeira rede metroviária intermunicipal, integrando a Região Sudeste da Região Metropolitana de São Paulo (ABC) com a rede de Metrô.

A previsão é que serão necessários 25 composições para uma demanda inicial de 266 mil passageiros/dia (2015) e 28 trens para demanda de 375 mil/dia (2020). Investimento previsto: R$ 4,1 bilhões.

Do total de 151 unidades compradas, 47 novos trens já foram entregues (entre março de 2009 e fevereiro de 2011). Na atual gestão (2011/2014), foram colocados em operação duas novas composições: Uma para a Linha 3-Vermelha e outra para a Linha 1-Azul, entre janeiro e fevereiro de 2011.

Redução do intervalo entre os trens

Está sendo implantado nas linhas do Metrô o CBTC (Communication-based Train Control). Trata-se do sistema mais moderno no mundo no setor de controle de tráfego de trens que permite o controle da distância, velocidade e quantidade de freios a serem aplicados a cada composição para que se obtenha o máximo de desempenho operacional e o menor intervalo. Investimento de R$ 780,5 milhões.

Arquivo INFOTRANSP