05 agosto 2012


A primeira linha de metrô subterrânea do Grande ABC deverá ser realidade em 2025. 

Na sexta-feira, foi publicado no Diário Oficial do Estado chamamento público para que as empresas interessadas em desenvolver estudos para a construção se manifestem. 

Ainda não há estimativa de gastos com a obra. 

A Linha 20-Rosa terá 25 quilômetros de extensão e ligará São Bernardo ao bairro da Lapa, na Zona Oeste da Capital.


O projeto prevê que a obra seja dividida em duas etapas. 


A primeira, com 12,3 quilômetros, vai da Lapa até Moema, onde, futuramente, haverá integração com a Linha 5-Lilás. 

O trajeto, previsto para ser entregue em 2021, terá 14 estações e 13 trens, com intervalo aproximado de cinco minutos entre cada um. 

A estimativa é de que a demanda inicial seja de 468 mil passageiros. Também estão previstas conexões com as linhas 2-Verde, na futura estação Cerro Corá, 4-Amarela, na Faria Lima e 19-Celeste, no terminal Hélio Pellegrino.


O segundo trecho, de 12,7 quilômetros, sairá de Moema e chegará a São Bernardo. A cidade terá três estações: Taboão-Anchieta, Rudge Ramos e Afonsina. 


Com previsão para 2025, o segmento terá 11 estações e 17 composições. O usuário poderá fazer baldeações nas estações São Judas (Linha 1-Azul) e Afonsina, que dará acesso à futura Linha 18-Bronze (leia abaixo). 

A demanda total prevista para a Linha 20-Rosa será de quase 800 mil passageiros por dia em 2025


O chamamento foi lançado pelo Estado após empresas privadas fazerem propostas pelo desenvolvimento dos estudos. "Tivemos várias manifestações e estamos publicando no Diário Oficial para que os demais concorrentes também se apresentem", explica o governador Geraldo Alckmin (PSDB).



Os estudos devem conter informações como aspectos geológicos, indicação de investimentos previstos, desapropriações. e análise de riscos. A empresa que vencer a licitação terá de ressarcir os valores gastos pelos concorrentes com o projeto. 


O valor máximo a ser pago será de R$ 5 milhões. Os interessados têm até o início de setembro para se apresentar e o planejamento técnico deve ser concluído em sete meses.


O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirma que as empresas terão liberdade para propor inovações, como a criação de espaços comerciais nas galerias subterrâneas, entre as estações. A estimativa do secretário é de que as obras demorem ao menos sete anos para serem concluídas.



Projeto para monotrilho deve ser apresentado em setembro



O governo do Estado deve apresentar em setembro os estudos para a construção do monotrilho da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará São Bernardo à estação Tamanduateí, na Capital. 


O trajeto também passará por Santo André e São Caetano. 

As quatro empresas e consórcios participantes entregaram os materiais no dia 16 de julho. A partir daí, o prazo dado pelo Metrô para análise foi de 60 dias, prorrogável por mais 60.


A construção da linha também será dividida em duas etapas. 


A primeira fase liga o Paço Municipal de São Bernardo ao terminal Tamanduateí, onde será feita integração com a Linha 2-Verde. A previsão de entrega é para 2015.


A etapa seguinte, com previsão de conclusão para o ano seguinte, ligará a região central de São Bernardo com o bairro Alvarenga.


A estimativa do Estado é de que a demanda inicial seja de 295 mil passageiros por dia. Inicialmente, a linha terá 20 veículos, que circularão com intervalo médio de 166 segundos nos horários de pico. 

Em 2030, o Metrô estima que o número de passageiros diários aumente para 472 mil. 

A Linha 18-Bronze terá 20 quilômetros, divididos em 18 estações. 

Todo o trajeto será elevado e terá como base os corredores já existentes. 

O orçamento total previsto para a obra é de R$ 4,1 bilhões. Em abril, o governo federal anunciou que fará repasse de R$ 1,7 bilhão para o empreendimento.


Presidente da CPTM espera Expresso ABC pronto em 2014
O presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Manuel Bandeira, voltou a levar em consideração o prazo de 2014 para a conclusão do Expresso ABC. 


A linha, paralela à 10-Turquesa, ligará Mauá a Rio Grande da Serra em cerca de 24 minutos - hoje, a viagem é feita em pouco menos de uma hora. 

O trem também passará pelas estações Prefeito Celso Daniel - Santo André, São Caetano, Tamanduateí e Brás.


Em maio, Bandeira havia cogitado a possibilidade de o empreendimento sofrer atraso, em função de impasse entre o Estado e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que, segundo ele, está resolvido. Isso porque, para iniciar as obras, a CPTM precisa de aprovação de projeto para troca de áreas com a União. 


Atualmente, as áreas paralelas à via por onde passa a Linha 10-Turquesa são utilizadas pela empresa MRS Logística para o transporte de carga. Para o expresso, serão construídos dois trilhos, além de um novo para as cargas.


"Na semana passada, a ANTT mandou uma versão do protocolo de intenções. 


Fizemos pequenas observações, e eu acredito que nas próximas semanas essa questão deve estar equalizada", comenta o presidente. 

O investimento total deverá ser de R$ 1,5 bilhão, incluindo as obras civis e a compra de 11 composições.

Arquivo INFOTRANSP