São Paulo – O candidato petista à Prefeitura de São
Paulo, Fernando Haddad, propôs a criação de um bilhete único mensal no valor de
R$ 150, que daria direito ao usuário fazer quantas viagens desejar durante o
período contratado. Estudantes pagariam metade deste valor.
A reação do PSDB à proposta de Haddad, apresentada
na última terça (7), foi chamá-la de “retrocesso”. Os tucanos criticaram o
projeto, porque, segundo eles, o Metrô e a CPTM não estariam contemplados.
Porém, nesta segunda (13), durante o lançamento do seu programa de governo, o
candidato petista afirmou que o convite para que o Metrô e a CPTM integrem o
bilhete único mensal já está feito. Haddad também aproveitou para defender a sua
proposta, que já existe em outros países. ”Tem na França, na Inglaterra, nos
Estados Unidos, e no Brasil não pode pois é um retrocesso”, ironizou.
Diante da polêmica em torno do projeto, a reportagem
do SPressoSP apurou como funciona os
sistemas de transporte público nas maiores cidades dos países citados pelo
candidato petista. Confira abaixo.
Paris
No transporte público de Paris (França), existe um
sistema de cartão magnético chamado Navigo. O cartão pode ser adquirido por € 5
nas estações de metrô. O sistema lhe dá a opção de ser carregado livremente
com o valor
que o usuário desejar, ou comprar um pacote que proporciona ao passageiro
fazer viagens ilimitadas de metrô, ônibus ou trem. O pacote pode ser válido para
uma semana (de segunda a domingo), ou mensal (do primeiro ao último dia do mês).
Os valores variam de acordo com as zonas da cidade escolhidas para
circulação.
As informações são do grupo RATP, empresa estatal
que administra o sistema de transporte público na capital francesa.
Londres
Segundo a Transport for London, na capital inglesa o
usuário pode optar por pacotes mensais, semanais e diários. Como em Paris, para
aderir aos pacotes com viagens ilimitadas contratadas para um
espaço de tempo delimitado, o usuário deve adquirir um cartão magnético.
O sistema de cobrança das tarifas de transporte
público em Londres leva em consideração as zonas da capital inglesa, assim como a parisiense.
O preço básico é cobrado para as zonas 1 e 2, onde está localizada a maior parte
da área urbana da cidade.
Nova York
De acordo com a Metropolitan Transportation Authority, em
Nova York, o usuário do transporte público pode comprar um
Metrocard semanal ou mensal. O Metrocard dá direito a viagens ilimitadas de
metrô ou ônibus durante o período contratado.
O Metrocard semanal custa US$ 29 e o mensal sai por
US$ 104 dólares. Já o passe unitário do metrô ou ônibus custa US$ 2,50. Se o
usuário fizer duas viagens diárias durante um mês, ele irá gastar US$ 150. Já
com o pacote
mensal, ele economizará US$ 46 e terá direito a realizar deslocamentos
ilimitados.
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2012/08/paris-nova-iorque-e-londres-possuem-sistema-de-bilhete-unico-mensal