Quem gosta de efetuar check-in pelo Facebook, já se imaginou entrando em uma loja
e, por meio da tecnologia de reconhecimento facial, mostrar aos amigos onde está
sem precisar utilizar o dispositivo móvel? Embora esta novidade ainda não esteja
em prática, ela foi desenvolvida pela Redpepper e promete ganhar o gosto de
muita gente, inclusive dos comerciantes.
Projeto promete que usuários efetuem check-in no
Facebook por meio de reconhecimento facial
Nomeado de “Facedeals”, o conceito é bem simples: ao passar pela porta de
entrada de um estabelecimento, câmeras de reconhecimento facial registram o
rosto do usuário. Então, uma rápida busca é feita para que o a pessoa seja
encontrada e, simultaneamente, efetue o check-in no Facebook após uma
notificação ser emitida.
Além de agradar aos usuários da rede social mais acessada no mundo, o
Facedeals é uma boa oportunidade para que comerciantes divulguem serviços
personalizados.
Um dos recursos que beneficiam os donos de negócios é que a nova
invenção também envia um alerta ao smartphone do cliente com sugestões do que
ele pode comprar no local.
Então, com as ofertas exibidas na tela, basta mostrar
para um vendedor para aproveitar a oferta.
De acordo com os desenvolvedores, as câmeras são desenvolvidos com
tecnologias de código aberto, incluindo Raspberry Pi, Arduino, OpenCV e o
Facebook Graph API.
Elas podem ser configuradas remotamente e apenas exigem uma
tomada de parede e uma conexão por Wi-Fi. O projeto ainda está em fase de testes
e a empresa está em busca de financiamento para que ele entre no mercado.
Você acha que aqui no Brasil, seria uma boa ideia? Confira o vídeo do projeto
abaixo: