27 agosto 2012

China está fora do leilão do TAV, prevê minuta do edital

Apenas operadores com mais de 10 anos de experiência em trens de alta velocidade poderão participar do leilão da primeira etapa do trem-bala brasileiro, que definirá a tecnologia do projeto. 
 
Além disso, operadores que tenham sido responsabilizados por acidentes fatais nos últimos 10 anos não serão aceitos. 
 
Essas regras excluem a China como operadora do Trem de Alta Velocidade (TAV), já que o país asiático só iniciou a operação de trens desse tipo em 2008 e registrou, em 2011, um acidente com mortes. 
 
A Alemanha também teve um acidente com mortes em 1998, mas antes do prazo estabelecido na minuta do edital. 
 
Não haverá, porém, restrições à tecnologia a ser utilizada no TAV. Segundo o superintendente-executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, sete países possuem essa tecnologia atualmente: China, Coreia, Japão, Espanha, Alemanha, Itália e França. 

Por causa dessas limitações há a possibilidade de que os consórcios formados para a disputa do leilão possam integrar empresas de vários países. "Um operador alemão, por exemplo, pode comprar um trem chinês que tenha sido homologado", explicou. "Não importa onde o trem foi fabricado. Se for homologado em operação comercial, não importa a origem."

http://noticias.r7.com/economia/noticias/china-esta-fora-do-leilao-do-tav-preve-minuta-do-edital-20120823.html


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