31 março 2011

Sistema de transporte terá controle da Prefeitura e da população

Foto: Arquivo Portal Amazônia
MANAUS - A Prefeitura Municipal de Manaus deve publicar nesta segunda-feira (28), o edital para a implantação do Sistema Integrado de Gestão Inteligente em Transporte (Sigit). O objetivo desta ferramenta de controle é modernizar e fiscalizar o sistema de transporte coletivo.

Com o Sigit o usuário do transporte público poderá obter informações de mobilidade e os trabalhadores do sistema terão a garantia de um sistema eficiente e seus direitos trabalhaistas assegurados. Este sistema será implantado somente quando 100% da nova frota prometida estiver em circulação, em meados de junho deste ano.

Novidade e Controle
O sistema de controle será uma maneira de a Prefeitura participar de tudo o que tange o transporte público, uma vez  que atualmente quem faz este controle são os empresários do próprio dos coletivos. Outra novidade anunciada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) é a implentação de equipamentos como Global Positioning System (GPS) e quatro câmeras de vídeo em cada coletivo.

Os equipamentos poderão ajudar o Centro de Controle a monitorar as atividades dos coletivos, tempo de percurso, quilometragem percorrida, velocidade, cumprimento do horário e a quantidade de ônibus em circulação.

Com a moderinização o titular da SMTU garantiu que o usuário poderá via internet de casa, escritório ou celular saber os horários dos coletivos em tempo real, em que momento ele passa em cada parada, saber da distância e do tempo que ele levará daquela determinada parada até o destino final.

Outro controle previsto com a nova frota é o controle e a distribuição da receita somente pelo que cada empresa efetivamente transportou, evitando o caixa dois, bem como a sonegação de impostos por parte dos empresários.

Arquivo INFOTRANSP