12 março 2011

Corrupção: China afasta responsável pela rede de TGV

 

Um dos principais responsáveis pela rede de alta velocidade na China foi afastado por suspeita de corrupção, no segundo caso do género descoberto no Ministério dos Caminhos de Ferro em menos de um mês, revelou hoje a imprensa oficial.

Zhang Shuguang, ex-director do departamento de transportes do Ministério dos Caminhos de Ferro, “está a ser investigado” pela Comissão Central do Disciplina do Partido Comunista Chinês por “graves violações da disciplina”, disse a agência noticiosa oficial chinesa.
 
Vice-engenheiro-chefe do ministério, Zhang Shuguang, 55 anos, foi “suspenso do cargo” na segunda-feira, precisou a mesma fonte.
 
Segundo o jornal China Daily, Zhang Shuguang era “um dos braços direitos” do antigo ministro do sector Liu Zhijun, afastado no passado dia 12 de fevereiro por suspeita de corrupção.
 
Zhang Shuguang dirigia o ambicioso programa de desenvolvimento da rede de alta velocidade chinesa, indicou o jornal Global Times.
 
Uma publicação de Hong Kong citada por aquele jornal disse que a mulher de Zhang Shuguang tem “três luxuosas casas em Los Angeles” e “mais de 2.800 milhões de dólares (2.025 milhões de euros) depositados na Suíça e nos Estados Unidos”.

Arquivo INFOTRANSP