20 março 2011

Obras da Transcarioca começam após quase um ano de atraso

Construção do BRT faz parte do projeto viário da prefeitura para a Copa e Olimpíada

O bairro de Madureira, tradicional reduto do samba carioca, irá ouvir pelos próximos três anos um som diferente do pandeiro e do tamborim. Na manhã dessa quinta-feira (17), o barulho das britadeiras e escavadeiras anunciou o início das obras do primeiro trecho do BRT Transcarioca, corredor expresso exclusivo para ônibus articulados, que vai ligar a Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

As obras da primeira fase do BRT de 28 km marcam o início da segunda de quatro obras viárias que a prefeitura do Rio de Janeiro prepara para receber a Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

As outras são o corredor Transoeste (Barra/Santa Cruz/Campo Grande), já em construção, TransBrasil, que irá percorrer toda a avenida Brasil, uma das principais vias da cidade, sem data de início prevista, e Transolímpica (Recreio dos Bandeirantes/Deodoro), que entrará em processo de licitação ainda no primeiro semestre. Segundo o prefeito da cidade, Eduardo Paes, as obras começam até o fim do ano.

Considerada a obra mais importante da prefeitura, pois vai mudar a lógica de deslocamento dos moradores do subúrbio da cidade, o corredor T5, como também é chamado o Trasncarioca, transportará cerca de 400 mil passageiros por dia. Segundo expectativa da prefeitura, o tempo gasto no trajeto entre a Barra até a Ilha do Governador, passando por bairros da zona norte, será reduzido em mais de 60%. 

A Transcarioca será o primeiro corredor de transporte de alta capacidade no sentido transversal da cidade. Além disso, vai permitir a integração física e tarifária com outros meios de transporte como metrô, trem e ciclovias ao longo do trajeto. 

A obra teve seu percurso aumentado. O projeto inicial previa o deslocamento do BRT até a o bairro da Penha, com 28 km.

Atraso


O Transcarioca, no entanto, começa com atraso de quase um ano em relação ao cronograma inicial (abril de 2010). Segundo o secretário municipal de Transporte, Alexandre Pinto, o adiamento deveu-se ao contrato de financiamento do BNDES, já que a licitação só poderia ser concluída após o fechamento do contrato com o banco. Segundo Paes, as desapropriações começaram no ano passado.

Ainda de acordo com Paes serão gastos R$ 500 milhões com desapropriações, que atingirão três mil casas. Segundo ele, a prefeitura “paga um valor adequado e justo” aos moradores.

A Transcarioca terá um investimento total de R$ 1,3 bilhão. A construção dos dois lotes em que o projeto está dividido tem previsão de término em três anos. O consórcio vencedor para tocar as obras do segundo trecho (Penha ao aeroporto), de acordo com Pinto, será conhecido entre 30 e 40 dias.

 

http://www.copa2014.org.br/noticias/6535/OBRAS+DA+TRANSCARIOCA+COMECAM+APOS+QUASE+UM+ANO+DE+ATRASO.html

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