28 março 2011

Sistema de Transporte já toma corpo em Novo Hamburgo

Novo Hamburgo - Ao sair do papel, Novo Hamburgo terá um dos sistemas de transporte público de passageiros mais modernos da região. Com bilhetagem eletrônica, linhas troncais, integração com o trem e corredores exclusivos, pegar um ônibus no Município será mais rápido e até mais confortável. A proposta, que está em processo avançado dentro da Prefeitura, estabelece o início das mudanças para julho deste ano.

Debruçado sobre o projeto, o prefeito Tarcísio Zimmermann está na busca de recursos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento, que oferece empréstimos com juros bem abaixo do mercado brasileiro. Mesmo assim, ele garante as primeiras melhorias para até dezembro. "Inicialmente, vamos modificar o trajeto das linhas, depois, no futuro, faremos as obras de urbanismo previstas", explica. Além da linha de crédito, o Executivo conta também com recursos próprios e com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Melhorias em sintonia com vinda do trem

As mudanças no sistema de transporte está ligada, também, à vinda do trem a Novo Hamburgo. Os pontos de integração, por exemplo, estão relacionados ao fluxo que o sistema metroviário trará ao Município. A princípio, a Prefeitura estipula três pontos de integração – Liberdade, Fenac e Shopping – conforme as estações do metrô.

Mas esse número de pontos de integração pode aumentar, já que a quantidade de estações pode mudar – pois o Executivo pleiteia, junto ao governo federal, a construção de mais uma estação no bairro Industrial.
A concepção do novo sistema de transportes foi elaborada pela Prefeitura e mais duas empresas contratadas, uma específica para traçar o plano de trânsito e outra para a parte urbanística.

Primeiro, o básico

Antes da infraestrutura sofisticada, a Prefeitura irá implantar as mudanças com uma estrutura mais básica, para que a população já possa usufruir do dinamismo das linhas. Com as alterações, a parte central do Município – muitas vezes sobrecarregada pelo tráfego de ônibus – será preservada, contribuindo para a fluidez do trânsito. Isso porque o projeto prevê modificações que diminuem a quantidade de veículos públicos de passageiros no Centro. "Hoje, todos os nossos ônibus passam pelas partes mais movimentadas da cidade. Isso precisa mudar", reitera Tarcísio.

Depois, o sofisticado

Com a garantia das verbas, a intenção do Executivo é criar corredores exclusivos para os ônibus, até mesmo sobre uma parte do Arroio Luiz Rau, nas Avenidas Victor Hugo Kuntz e Nicolau Becker (veja no gráfico). A grande novidade também é o sistema de integração. Ao todo, serão cinco pontos de embarque e desembarque: Centenário, Marques de Souza, shopping, Fenac e Liberdade. Para integrar o transporte de ônibus com o trem, a Prefeitura está em tratativas com a Trensurb para definir a melhor maneira para estabelecer as paradas – a dúvida é se o ponto de integração será abaixo dos trilhos ou se outro terreno será desapropriado para a sua colocação.

Rotas transversais e troncais nos planos

A intenção da Prefeitura é disponibilizar rotas troncais e transversais – priorizando o fluxo nos bairros e desafogando a parte central do Município. Até agora, segundo o Executivo, apenas empresas da cidade se informaram sobre o processo de concessão do sistema. A intenção da administração é que as que ganharem o direito de explorar o transporte de passageiros no Município forneçam ônibus novos, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Conforme o prefeito, o contrato terá cláusulas específicas para garantir o cumprimento desses itens.

Arquivo INFOTRANSP