24 março 2011

No Cariri, "VLT brasileiro" custa R$ 1,00 a passagem

<>
VLT brasileiro operando no Cariri: R$ 1,00

O Cariri. no Nordeste brasileiro, responde pelo Veículo Leve sobre Trilhos – VLT com maior tempo de funcionamento no Brasil – desde 2009. Preço da passagem:  R$ 1,00. Há ainda a meia passagem, custando R$ 0,50. Na verdade, trata-se de um trem de sobre trilho ferroviário, modernizado ao estilo do VLT (inclusive no interior) e, por tal, assim denominado.

Diferente do VLT internacional, produzido pelas empresas Alstom, Siemens e Bombardier, o denominado VLT do Cariri é, tecnicamente falando, um trem com minimização de ruído, movido a diesel, com estrutura sobre chassi e motor convencional, e circulante sobre corredores ferroviários (muitos destes aproveitados de velhas linhas brasileiras, por isso seu menor custo em termos de infra-estrutura.
Por outro lado, os trilhos ferroviários requerem mais especificações de segurança, e estabelecem menos acessibilidade, não sendo apropriado para determinadas áreas). Na questão ambiental, são da categoria Euro III – ou seja, de padrão mundial de b aixa e missão de CO2.  Seu consumo é de 1 litro de diesel/1,5 Km.

Longe das caronas em “paus de arara”, culturalmente eternizadas na voz do cantor Gonzagão, e independente da caracterização técnica dos VLTs nacional e importado, a nova realidade da população do Ceará mostra um cenário de modernização do Transporte Público necessária à gestão de todas as cidades da atualidade, visando atender à crescente oferta com sustentabilidade e integrar os recursos disponíveis para atender ao máximo as necessidades das localidades interdependentes (conjunto de cidades – região metropolitana).

Arquivo INFOTRANSP