31 março 2011

Silval vai contra todos e confirma BRT como “compromisso com a Fifa”


Os defensores do sistema Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, como o transporte de massa para garantir a mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, podem  parar de sonhar. O governador Silval Barbosa confirmou que a “matriz de responsabilidade do Governo de Mato Grosso com a Fifa” prevê  a implantação do BRT, o chamado ônibus articulado.  O anúncio foi feito durante assinatura de convênio para recuperação de pavimentação, operação tapa-buracos, limpeza de córregos, bocas de lobo, entre outras ações, no valor de R$ 40 milhões.

Silval foi taxativo: “O que foi assinado com a Fifa é a construção de dois eixos de BRT: o primeiro é entre o trevo do Tijucal e a Avenida do CPA e o segundo que vai do Comando da Polícia Militar, no  CPA,  até o Aeroporto Marechal Rondon. “Os convênios – ele lembrou – já estão assinados e os recursos assegurados junto a Caixa Econômica Federal e os projetos de execução da obra já foram entregues”.

O governador resumiu a prosa: “Assim que a CEF aprovar, os editais irão à praça e a obra terá início” – disse, confirmando que a possibilidade de substituir o BRT, considerado um projeto antigo, de 1995, por algo mais moderno e duradouro, que é o VLT e o “monotrilho”, seja algo improvável e que a decisão já está tomada.

Há  um mês, Silval recebeu um grupo de três empresas interessadas no desenvolvimento do projeto do VLT. Chegou a autorizar os estudos. Posteriormente, um grupo empresarial português, cujo nome não foi revelado em função do processo de fusão para a formação de um consórcio internacional realizou visita técnica nos trechos programados  e com base nos dados para implantação do BRT chegou a atestar a viabilidade do VLT.

Porém, de acordo com o deputado José Riva (PP), presidente da Assembléia Legislativa, os técnicos não conseguiram concluir os estudos e deixaram a Capital queixando-se de supostas ameaças. Riva cobrou do governador uma definição. Na segunda-feira, na solenidade que garantiu verbas para Cuiabá acabar com a “buraqueira” que tomou conta das ruas e avenidas, Silval deu a resposta.

A proposta da implantação do BRT contraria não apenas a classe política, mas também empresários e a população em geral, que vêem no VLT a possibilidade de Cuiabá avançar ao modernismo. Estudos mostraram que o BRT deixou há muito tempo de ser solução para o problema da mobilidade urbana. Em Cuiabá, o BRT ainda vai consumir do contribuinte algo em torno de meio bilhão em forma de financiamento junto a Caixa Econômica Federal. Entre o moderno e o velho, Silval optou pelo menos viável.

Na solenidade do dinheiro para Cuiabá, entre sorrisos, Silval Barbosa frisou que as obras da Copa do Mundo seguem o calendário projetado e que não há atrasos. Ele lembra que a capital saiu na frente com a construção da Arena. Aliás, entre as sedes da Copa do Mundo 2014, Cuiabá é a única que está rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos em no caso da Arena Pantanal. O compromisso assinado com o consórcio que ganhou a construção da Arena Pantanal de entregar em dezembro de 2012.

“Nós não temos nenhum compromisso em realizar a Copa das Confederações – no entanto, todos já dão como certo que nós vamos realizar a Copa das Confederações. Se a empresa entregar a obra nós vamos nos candidatar, mas o compromisso é com a Copa do Mundo”, ressaltou o governador.

As obras do entorno da Arena, acesso, estacionamento etc., são quase uma consequência da própria Arena e deverão ficar prontas junto, em dezembro de 2012. Quanto aos Centros de Oficiais de Treinamentos (COT), o de Várzea Grande já está com o projeto pronto e os projetos dos demais deverão ficar prontos até meados de abril.

Em relação ao Fan Park, governador Silval Barbosa disse que falta um pouco de atenção para observar que está tudo andando dentro cronograma. Fan Park de Cuiabá será construído na área onde hoje está situado o Parque de Exposição 'Senador Jonas Pinheiro', um espaço privilegiado. A Acrimat, destacou Silval Barbosa, há 16 anos queria mudar de endereço mas sem sucesso.

Arquivo INFOTRANSP