03 março 2011

Prefeito apresenta metrô de Curitiba a entidades

Projeto está contemplado no PAC da Mobilidade



O prefeito Luciano Ducci apresentou nesta quarta-feira (2) o projeto do metrô a representantes de entidades de classe. Participaram representantes do Secovi, IEP, Crea, Associação Comercial do Paraná, Fecomércio, Fiep, Sinduscon, Asbea, IAB e Ademi. Foram mostrados detalhes da primeira fase da Linha Azul, com 14,2 quilômetros entre a estação CIC-Sul, próximo à Ceasa, e a Rua das Flores, no centro da cidade. O projeto está orçado em R$ 2,25 bilhões em sua primeira etapa. O custo total do metrô é estimado em R$ 3,25 bilhões.

A Linha Azul terá 22,4 quilômetros em toda a sua extensão, desde o Terminal CIC Sul (no cruzamento do Contorno Sul com a BR 116) ao Terminal Santa Cândida, no Norte da cidade. Serão 21 estações para veículos compostos por cinco carros e capacidade para 1.450 passageiros.

No próximo dia 15 será realizada a audiência pública do licenciamento ambiental da obra de implantação da Linha Azul. A audiência, referente ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), está marcada para as 19 horas, no auditório do Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação, na Rua Doutor Faivre, 398.

O projeto do metrô de Curitiba está contemplado no PAC da Mobilidade, do governo federal. A capital paranaense está no grupo “MOB 1” - formado por capitais de regiões metropolitanas com mais de três milhões de habitantes e corresponde a 31% da população brasileira.

Além de Curitiba, no grupo estão Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza e Salvador. A previsão da Prefeitura de Curitiba é inscrever o projeto até o dia 3 de abril no Ministério das Cidades. O resultado da seleção será divulgado no dia 12 de junho.

http://jornale.com.br/portal/curitiba/138/12811.html

Arquivo INFOTRANSP