Projeto faz parte das melhorias previstas para as Olimpíadas de 2016.
Concessionária pretende investir na reforma e refrigeração do transporte.
Até junho, o governo do Rio pretende lançar um edital de concorrência internacional para a compra de mais 60 trens para a Supervia, concessionária responsável pelo transporte ferroviário. O projeto faz parte do pacote de melhorias previstas para o setor nos próximos anos.
Diariamente, mais de 500 mil passageiros viajam nos trens da Supervia. O governo pretende triplicar esse número até as Olimpíadas de 2016 com investimentos de mais de R$ 1 bilhão.
“Sem dúvida nenhuma, que quero colocar que até a Copa do Mundo, em 2014, deveremos ter uma melhora muito significativa na frota operacional da Supervia, dando um outro conforto e uma outra mobilidade para a população do Rio”, disse o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.
Mas os investimentos não serão apenas do governo do estado. O contrato de concessão prevê contrapartidas da Supervia, que recentemente passou a ser controlada pela Odebretch. A concessionária já anunciou que vai investir mais de R$ 1 bilhão nos próximos oito anos.
Segundo a Supervia, o dinheiro será aplicado na reforma e instalação de ar condicionado em mais de 70 trens, reforma de estações, modernização nos sistemas de sinalização e energia e na compra de outros 30 trens.
Passageiros reclamam de serviço
Na Central do Brasil, passageiros dos cinco ramais da Supervia reclamam da rotina nos trens e nas estações. Nos últimos dois anos, por mais de uma vez, houve protestos e tumulto em diferentes ramais, por causa de atrasos, superlotação e calor nos vagões.
“Você não consegue entrar nos trens, e quando você entra, você fica daquele jeito”, reclama um passageiro.
“Os trens são muito cheios e nem sempre saem nos horários”, desabafa outra usuária do transporte.
Ar condicionado nos trens
A promessa é também de mais conforto. Dos 160 trens que circulam hoje, apenas 38 tem ar condicionado. A meta nos próximos cinco anos é ter uma frota de 235 trens, todos refrigerados.
A Supervia também anunciou que em breve vai divulgar um plano para que num curto prazo os passageiros já contem com algumas melhorias.
“A expectativa é que melhore colocando mais trens”, diz um passageiro.
“Eu estou com uma expectativa muito boa porque vai beneficiar bastante”, comenta outro passageiro sobre a pretensão do governo de abrir licitação para a compra de novos trens.