05 março 2011

A discussão está encerrada: a Flórida não terá o trem-bala

O prazo para o governador da Flórida, Rick Scott, aceitar a verba federal para a construção da linha do trem-bala que iria de Orlando a Tampa, era dia 4.

O secretário do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, RayLaHood, está enviando as 2.4 bilhões de dólares para outro estado, uma vez que o governador da Flórida rejeitou a verba.

A Suprema Corte da Flórida rejeitou o pedido de dois senadores que queriam forçar o governador a aceitar o dinheiro.

Desde que assumiu o governo em janeiro deste ano, Scott disse que não aprovava a construção da linha ferroviária, pois caso os custos ultrapassassem o valor estimado, o contribuinte da Flórida teria que pagar.

Os prefeitos de Tampa, Orlando, Miami e Lakeland tentaram se unir pela construção, ao cogitar a contratação de uma empresa privada para assumir o projeto e possíveis prejuízos. Mas Scott se recusou a abraçar a ideia.

O prefeito de Lakeland, Gow Fields, disse que o estado não pode se basear somente em estradas como transporte, e que ao recusar a construção, Scott não está pensando no futuro.

“Estamos desapontados, justo agora que nossos residentes precisam de trabalho desesperadamente, em frente a um futuro em que a gasolina pode atingir cinco ou seis dólares o galão”, disse Buddy Dyer, prefeito de Orlando.

Arquivo INFOTRANSP