A criação de corredores de ônibus faz parte da solução para equilibrar
melhor os espaços na cidade para os carros e para o transporte público.
Mas o serviço prestado pelos ônibus e metrô em São Paulo ainda é
considerado insatisfatório pelos usuários, constata pesquisa realizada
pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que testou
ônibus e metrô em São Paulo e em Belo Horizonte.
O estudo avaliou a qualidade dos serviços, a infraestrutura e o atendimento ao usuário e verificou que ainda há muitos problemas como superlotação, atrasos e falta de informações sobre o itinerário.
Por causa do aumento do congestionamento na Avenida Cruzeiro do Sul, após a implantação do corredor Norte-Sul, a leitora Maria Lucia Tavares trocou o carro pelo metrô.
O estudo avaliou a qualidade dos serviços, a infraestrutura e o atendimento ao usuário e verificou que ainda há muitos problemas como superlotação, atrasos e falta de informações sobre o itinerário.
Por causa do aumento do congestionamento na Avenida Cruzeiro do Sul, após a implantação do corredor Norte-Sul, a leitora Maria Lucia Tavares trocou o carro pelo metrô.
Ela reclama, no entanto da superlotação dos
vagões. "Esperei pelo segundo trem, mas meus dois filhos e eu viemos
todos apertados", diz.
O corredor na Avenida 23 de Maio é alvo de crítica da leitora Luciana Ribeiro, que não pensa em deixar seu veículo para utilizar o transporte público, pois o considera de má qualidade.
O corredor na Avenida 23 de Maio é alvo de crítica da leitora Luciana Ribeiro, que não pensa em deixar seu veículo para utilizar o transporte público, pois o considera de má qualidade.
"Antes de destinar pistas
para ônibus nas principais avenidas da cidade, é preciso melhorar o
transporte público."
Para João Paulo Amaral, responsável pela pesquisa do Idec, pensando na melhoria da mobilidade urbana, o importante é priorizar os meios de transporte mais sustentáveis, ou seja ônibus e metrô.
Para João Paulo Amaral, responsável pela pesquisa do Idec, pensando na melhoria da mobilidade urbana, o importante é priorizar os meios de transporte mais sustentáveis, ou seja ônibus e metrô.
"Mas é preciso
oferecer uma alternativa adequada um transporte público eficiente."
Como se trata de uma prestação de serviço, explica, os usuários têm os seus direitos garantidos tanto pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) quanto pela regulamentação específica sobre o assunto.
Como se trata de uma prestação de serviço, explica, os usuários têm os seus direitos garantidos tanto pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) quanto pela regulamentação específica sobre o assunto.
"O passageiro
pode pedir a devolução do bilhete, se constatar falta de informação,
desconforto ou insalubridade no serviço oferecido, mesmo que complete a
viagem.
" O usuário deve reclamar porque só assim pode conseguir uma
mudança na qualidade do serviço, defende Amaral.
Como agir
Para o presidente da Comissão de Direito do Consumidor do Instituto dos Advogados de São Paulo. Roberto Senise Lisboa, os corredores atendem à necessidade da maioria da população, mas o transporte público ainda se mostra insuficiente para atender todos adequadamente.
Caso o cidadão tenha um problema concreto, que afete a comunidade, deve procurar o Ministério Público ou os órgãos de Defesa do Consumidor e, se não conseguir a solução do seu problema, deve recorrer ainda aos Juizados Especiais Cíveis, orienta Lisboa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Como agir
Para o presidente da Comissão de Direito do Consumidor do Instituto dos Advogados de São Paulo. Roberto Senise Lisboa, os corredores atendem à necessidade da maioria da população, mas o transporte público ainda se mostra insuficiente para atender todos adequadamente.
Caso o cidadão tenha um problema concreto, que afete a comunidade, deve procurar o Ministério Público ou os órgãos de Defesa do Consumidor e, se não conseguir a solução do seu problema, deve recorrer ainda aos Juizados Especiais Cíveis, orienta Lisboa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.