13 setembro 2013

Chegam tuneladoras para obra da Linha Leste




Duas das quatro tuneladoras adquiridas pelo Governo do Estado para a escavação dos túneis da linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) já desembarcaram no Porto do Pecém. A obra é parte do Programa Mobilidade Grandes Cidades, do Governo Federal. 

De acordo com a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), as peças vieram da China em 16 contêineres e aguardam montagem na área onde a escavação será iniciada, próximo à Estação Chico da Silva, no Centro da Capital.

O processo licitatório para execução das obras, segundo a Procuradoria Geral do Estado (PGE), está na fase de recurso da análise de preços.

Foram gastos R$ 128.224.258,52 para compra das máquinas mediante licitação ocorrida em junho de 2012, quando saiu vencedora a empresa norte-americana The Robbins Company. 

O investimento é parte do custo total de cerca de R$ 3,5 bilhões que serão destinados a todo o projeto linha Leste, a maior licitação em curso no País. 

Conforme a Seinfra, estão garantidos R$ 2 bilhões em recursos federais, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiado pela Caixa Econômica Federal. A contrapartida do Estado é de pouco mais de R$ 1 bilhão.

Os 12,4 quilômetros da linha Leste serão subterrâneos. 

O projeto prevê a construção de onze estações: da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, Centro de Eventos do Ceará (CEC) e Edson Queiroz. Haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação Chico da Silva, totalizando doze estações.

A assessoria da secretaria acrescentou que não há informações sobre as desapropriações, pois avalia como “mínimo” o impacto. Ressaltou apenas que há ação do Governo para criar parcerias para os postos das estações. 

As obras devem ser iniciadas ainda neste semestre, assegurou a Seinfra.
 
Licitação

No início de agosto, os envelopes com as propostas de preços foram abertos na Central de Licitações do Governo do Estado, no Palácio Iracema. 

O menor preço apresentado na Concorrência Pública foi o do consócio Cetenco–Acciona: R$ 2,25 bilhões. 

Decisões judiciais, no entanto, proibiram a declaração do vencedor, a adjudicação (ato que torna o Estado obrigado a contratar o vencedor) e a contratação.

A assessoria de imprensa da PGE limitou-se a informar “que a licitação está na fase de recurso da análise de preços” e a procuradoria “recorreu e aguarda as decisões judiciais”. 

Até o fechamento desta matéria, o teor das determinações da Justiça não foram informados nem o tempo previsto para a finalização da análise dos preços.

Saiba mais

Uma vez concluída a linha Leste, trens elétricos levarão aproximadamente 400 mil pessoas, em um processo de integração com as linhas Sul, Oeste, ramal Parangaba-Mucuripe do VLT e terminais de ônibus.

A Linha Sul, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, está funcionando em fase de operação assistida, com percurso de 24 quilômetros. 

A linha Oeste liga o centro da Capital ao centro de Caucaia. Estão previstas eletrificação e duplicação da linha Oeste.
 
No início deste mês, relatório de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) indicou que há reincidência de irregularidades nas obras de implantação da linha Sul, que teriam causado superfaturamento. 

 De acordo com o TCU, há desrespeito aos limites relativos a supressões e acréscimos de serviços estabelecidos inicialmente em contrato. 

Arquivo INFOTRANSP