Duas das quatro
tuneladoras adquiridas pelo Governo do Estado para a escavação dos
túneis da linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) já desembarcaram
no Porto do Pecém. A obra é parte do Programa Mobilidade Grandes
Cidades, do Governo Federal.
De acordo com a Secretaria da
Infraestrutura do Estado (Seinfra), as peças vieram da China em 16
contêineres e aguardam montagem na área onde a escavação será iniciada,
próximo à Estação Chico da Silva, no Centro da Capital.
O
processo licitatório para execução das obras, segundo a Procuradoria
Geral do Estado (PGE), está na fase de recurso da análise de preços.
Foram
gastos R$ 128.224.258,52 para compra das máquinas mediante licitação
ocorrida em junho de 2012, quando saiu vencedora a empresa
norte-americana The Robbins Company.
O investimento é parte do custo
total de cerca de R$ 3,5 bilhões que serão destinados a todo o projeto
linha Leste, a maior licitação em curso no País.
Conforme a Seinfra,
estão garantidos R$ 2 bilhões em recursos federais, sendo R$ 1 bilhão do
Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiado pela Caixa Econômica
Federal. A contrapartida do Estado é de pouco mais de R$ 1 bilhão.
Os
12,4 quilômetros da linha Leste serão subterrâneos.
O projeto prevê a
construção de onze estações: da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes
Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar,
Centro de Eventos do Ceará (CEC) e Edson Queiroz. Haverá integração com
as linhas Oeste e Sul na estação Chico da Silva, totalizando doze
estações.
A assessoria da secretaria acrescentou que não há
informações sobre as desapropriações, pois avalia como “mínimo” o
impacto. Ressaltou apenas que há ação do Governo para criar parcerias
para os postos das estações.
As obras devem ser iniciadas ainda neste
semestre, assegurou a Seinfra.
Licitação
No
início de agosto, os envelopes com as propostas de preços foram abertos
na Central de Licitações do Governo do Estado, no Palácio Iracema.
O
menor preço apresentado na Concorrência Pública foi o do consócio
Cetenco–Acciona: R$ 2,25 bilhões.
Decisões judiciais, no entanto,
proibiram a declaração do vencedor, a adjudicação (ato que torna o
Estado obrigado a contratar o vencedor) e a contratação.
A
assessoria de imprensa da PGE limitou-se a informar “que a licitação
está na fase de recurso da análise de preços” e a procuradoria “recorreu
e aguarda as decisões judiciais”.
Até o fechamento desta matéria, o
teor das determinações da Justiça não foram informados nem o tempo
previsto para a finalização da análise dos preços.
Saiba mais
Uma
vez concluída a linha Leste, trens elétricos levarão aproximadamente
400 mil pessoas, em um processo de integração com as linhas Sul, Oeste,
ramal Parangaba-Mucuripe do VLT e terminais de ônibus.
A
Linha Sul, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, está funcionando em
fase de operação assistida, com percurso de 24 quilômetros.
A linha
Oeste liga o centro da Capital ao centro de Caucaia. Estão previstas
eletrificação e duplicação da linha Oeste.
No início
deste mês, relatório de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da
União (TCU) indicou que há reincidência de irregularidades nas obras de
implantação da linha Sul, que teriam causado superfaturamento.
De
acordo com o TCU, há desrespeito aos limites relativos a supressões e
acréscimos de serviços estabelecidos inicialmente em contrato.