14 outubro 2012

Mobilidade urbana e publicidade


As bicicletas fazem parte da paisagem da cidade de Barcelona. Há seis anos, no entanto, as ruas do local não eram tão amigáveis ao meio de transporte — eram 80 quilômetros de ciclovias, algo que limitava a circulação das bicicletas para algumas áreas da cidade.

Foi nesse contexto que a empresa Movement enxergou um promissor nicho de negócios, que combina mobilidade urbana com publicidade.


Hoje, Barcelona já ampliou suas ciclovias para 230 quilômetros, fazendo das bikes uma opção comum de transporte para os moradores locais e turistas.


Com esse bem-sucedido exemplo catalão, a Movement veio ao Brasil e escolheu a cidade de Campinas para ser o território experimental de seu projeto. Com a união com a empresa Joie Investimentos, a companhia espanhola formou a Brasil em Movimento, cuja presidência está a cargo de Renato Frison.


A direção-geral da nova empresa está sob a responsabilidade de Adolfo Heras, que cuidou da implantação do projeto em Barcelona e espera repetir o sucesso do modelo europeu em terras nacionais.


“No início, Barcelona não tinha essa cultura de uso de bicicletas, assim como o Brasil ainda não tem.


Esperamos que, aos poucos, as pessoas percebam as vantagens do meio de transporte e do nosso modelo de negócio e que, com isso, as prefeituras passem a se preocupar com a elaboração de uma infraestrutura adequada aos ciclistas”, espera Heras.


Na fase inicial, 200 bicicletas estão disponíveis em 18 estações em diferentes pontos da cidade.


Para ter direito de usar as bicicletas, o usuário paga uma taxa anual de R$ 80, o que lhe confere a utilização ilimitada, mas com algumas regras básicas de tempo e devolução.


Apesar das taxas pagas pelos usuários, o principal motor do projeto da Brasil em Movimento é a publicidade.


Os pacotes de patrocínio envolvem desde a exposição da marca dos anunciantes em todas as bicicletas e estações, como a utilização de apenas alguns veículos e pontos específicos.


Por ainda estar em fase experimental, o projeto de Campinas não tem patrocinadores. O projeto está em expansão para São Caetano no Sul, na Grande São Paulo e a empresa também participa de licitações feitas pelas prefeituras de Florianópolis e de Santos.


Outras iniciativas

A mobilidade sustentável e rápida é uma bandeira que já está sendo levantada, há tempos, por algumas marcas. Desde o ano passado, o Itaú instalou, no Rio de Janeiro, com o apoio da agência Africa, um sistema de locação de bicicletas.


O projeto chegou a São Paulo em maio deste ano.


Com a mesma intenção de estimular o transporte sobre duas rodas, o Bradesco é o principal patrocinador da ciclofaixa de lazer, uma extensão de 9,5 quilômetros em ruas e avenidas da cidade que, aos finais de semana, são reservadas somente aos ciclistas.


http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2012/10/09/Mobilidade-urbana-e-publicidade.html 









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