Depois de quatro décadas de abandono, os trens
regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal.
Atualmente,
está em estudo pelo poder público a construção de 23 ramais
ferroviários para passageiros.
Caso todos os projetos planejados no
Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de
trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.
O número é mais que o
dobro do que existe hoje em operação. Apenas duas linhas de passageiros
funcionam atualmente no País: uma liga Belo Horizonte (MG) a Vitória
(ES) e outra, São Luís (MA) a Carajás (PA) - ambas são operadas pela
Vale.
O atual cenário contrasta com o que era esse mercado há meio
século: na década de 1960, cerca de 100 milhões de passageiros eram
transportados em trens interurbanos anualmente.
Hoje, esse número é de
cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.
Trem de velocidade média é ideal para transporte intermunicipal
Para Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), o ressurgimento de projetos de trilhos pelo País é reflexo do recente aumento da preocupação com a mobilidade. "O transporte ferroviário de passageiros é normalmente rápido, seguro, confortável e não poluente. Trens de velocidade média, entre 100 e 150 km/h, são uma alternativa para a mobilidade entre as cidades, que hoje está um desastre."
Entre os projetos mais avançados estão a ligação entre Brasília e Goiânia, passando por Anápolis, e cerca de 500 km de trilhos em Minas que fariam a conexão entre Belo Horizonte e cidades como Sete Lagoas, Ouro Preto e Brumadinho.
O primeiro, orçado em
R$ 800 milhões, está prometido para 2017 e deve vencer todo o trajeto
em cerca de uma hora.
Já o segundo está divido em três trechos e deve
ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que já tem 18
interessados em preparar estudos de viabilidade.
A expectativa é de que
as obras comecem em 2014.
Em São Paulo, o governo estadual realiza estudos para três ramais - ligando a capital a Jundiaí, Santos e Sorocaba.
Em São Paulo, o governo estadual realiza estudos para três ramais - ligando a capital a Jundiaí, Santos e Sorocaba.
Além disso, o Trem de Alta Velocidade (TAV), previsto pelo
governo federal para ficar pronto em 2020.