O modelo da PPP (Parceria Público Privada) para a construção da
Linha 18-Bronze do Metrô deve ser definido até o fim de novembro.
O itinerário,
previsto para iniciar as operações em 2015, ligará a Estação Tamanduateí, na
Capital, ao Centro de São Bernardo.
A estimativa é de que, no ano seguinte, seja
entregue a segunda etapa do empreendimento, até o bairro Alvarenga, na mesma
cidade.
O trajeto também passará por Santo André e São Caetano.
Segundo o Metrô, o processo, chamado MIP (Manifestação de Interesse Público), da linha é conduzido pelo Conselho Gestor das PPPs do Estado de São Paulo.
Segundo o Metrô, o processo, chamado MIP (Manifestação de Interesse Público), da linha é conduzido pelo Conselho Gestor das PPPs do Estado de São Paulo.
O procedimento é
acompanhado pelas secretarias da Fazenda, Transportes Metropolitanos e
Planejamento e Desenvolvimento Regional.
Os órgãos envolvidos analisam as propostas técnicas enviadas em julho por quatro empresas e consórcios interessados no empreendimento.
Os órgãos envolvidos analisam as propostas técnicas enviadas em julho por quatro empresas e consórcios interessados no empreendimento.
A avaliação também conta com assessoria do Banco
Mundial. Após a escolha, será iniciado processo de licitação.
O orçamento total
previsto para a obra é de R$ 4,1 bilhões. O governo federal anunciou em abril o
repasse de R$ 1,7 bilhão.
No dia 8 de novembro será realizada em São Bernardo audiência pública sobre os impactos ambientais causados pela obra.
No dia 8 de novembro será realizada em São Bernardo audiência pública sobre os impactos ambientais causados pela obra.
A
reunião estava marcada para o início deste mês, mas foi adiada.
O Metrô não
informou o motivo do adiamento. O evento será realizado às 17h na sede da
Associação Comercial e Industrial do município, localizada na Rua do Imperador,
14, bairro Nova Petrópolis.
A Linha 18-Bronze, que será operada por meio de monotrilho, terá 20 quilômetros de extensão, divididos em 18 estações. Todo o trajeto será elevado e tomará como base os corredores já existentes na região.
O Estado estima que a demanda inicial do percurso seja de 295 mil passageiros por dia.
A Linha 18-Bronze, que será operada por meio de monotrilho, terá 20 quilômetros de extensão, divididos em 18 estações. Todo o trajeto será elevado e tomará como base os corredores já existentes na região.
O Estado estima que a demanda inicial do percurso seja de 295 mil passageiros por dia.
A linha começará sendo servida por 20 composições, que
circularão com intervalo médio aproximado de 166 segundos nos horários de pico.
Em 2030, o Metrô espera que a demanda diária suba para 472 mil pessoas.
O
projeto inicial prevê a desapropriação de 200 mil metros quadrados de
propriedades.