23 junho 2012

Trens de alta velocidade e aeroportos marcam reunião entre Brasil e Espanha

A ministra de Desenvolvimento da Espanha, Ana Pastor, reuniu-se nesta quarta-feira com representantes do governo brasileiro durante a Rio+20 para oferecer a experiência de seu país em grandes projetos de infraestrutura, em especial os de trens de alta velocidade e do setor aeroportuário.

"Apresentamos os conhecimentos de um país como a Espanha, moderno, com grandes técnicos e muita experiência", declarou Ana à Agência Efe logo após o encontro com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Ana Pastor integra a delegação do presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, que chegou hoje ao Rio de Janeiro para participar da Rio+20. Amanhã, Rajoy deverá seguir para São Paulo, onde vai se reunir com empresários dos dois países.

Segundo a ministra espanhola, o encontro com Miriam Belchior e Wagner Bittencourt foi marcado pelas conversas sobre projetos de infraestrutura que o Brasil deverá desenvolver nos próximos anos, como um trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo.

Ana também ressaltou que a Espanha, com 2.900 quilômetros de malha ferroviária, possui uma das maiores rede de trens de alta velocidade do mundo, que conta com tecnologia própria e com "um grande capital humano", representado por engenheiros e técnicos.

A Espanha é reconhecida neste setor pelo desenvolvimento de um sistema de gestão integral de operações ferroviárias, batizado de DaVinci, que já foi incorporado em países como Reino Unido, Marrocos, Lituânia, Hungria e Bulgária.

A ministra espanhola indicou que a modernização dos aeroportos foi um dos assuntos mais discutidos neste encontro, já que o Brasil precisa aprimorar sua infraestrutura para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Em matéria aeroportuária, Ana fez questão de exaltar a vasta experiência da companhia Aena, considerada a maior operadora do mundo neste segmento e responsável pela gestão de 47 aeroportos na Espanha e de outros 26 no exterior.

A ministra afirmou que se sente "muito esperançosa" em relação ao futuro das relações com o Brasil, que "são excelentes e têm tudo para ser ainda melhores", e sobre os horizontes que se abrem na área de infraestrutura neste país, onde o total de investimentos espanhol já alcançou os US$ 85 bilhões.
"O Brasil tem muita confiança na Espanha", afirmou a ministra, que nas reuniões com as autoridades brasileiras esteve acompanhada pelos presidentes da Ineco, Pablo Vázquez, e da Renfe, Julio Gómez Pomar.

Antes dos encontros, a ministra apresentou um detalhado panorama da experiência espanhola na área de infraestrutura durante um seminário sobre investimento público realizado na Rio+20.
Este seminário também contou com a participação da ministra Miriam Belchior, do presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Enrique García, e da secretária-executiva da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena.

Arquivo INFOTRANSP