16 junho 2012

Estação Vila Aurora tem nova data de entrega

 

Rescisão de contrato com concessionária causa atraso nas obras, previstas para o 1º trimestre de 2013
Homens trabalham na futura Estação Vila Aurora, que ficará pronta em 2013
 
Homens trabalham na futura Estação Vila Aurora, que ficará pronta em 2013
Moradores da Vila Aurora, na Zona Oeste da capital, ainda aguardam a construção da Estação Vila Aurora na Linha 7-Rubi, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), sonhando com a possibilidade de poder passar menos tempo dentro de ônibus lotados.

O atraso, que completa quase três anos, tem provocado um misto de descontentamento e desânimo naqueles que acompanham a obra.

Localizada entre as estações Jaraguá e Perus, a estação vai atender usuários dos bairros Cidade D’Abril, Jardim Ipanema, Vila Santa Lucrecia, Parque das Nações Unidas, Conjunto Habitacional Voith e Parque Jaraguá.
Segundo a CPTM, o atraso aconteceu devido à rescisão de contrato em junho de 2010 com o consórcio Estacon-Hersa, porém, as obras foram retomadas em novembro do mesmo ano e o prazo de entrega está previsto para o primeiro trimestre de 2013.

Quem mora no Jaraguá e em bairros vizinhos reclama da falta de uma estação de trem. Alguns são obrigados atualmente a pegar dois ônibus para chegar à Estação Jaraguá. O trajeto, que poderia levar 15 minutos, hoje chega a 1h10, o que atrasa ainda mais a vida dos usuários.

O marceneiro Edson Gonçalves da Silva, que trabalha na Rua Aracy Rondon Amarante, bem em frente ao local onde a estação deveria estar funcionando, ainda aguarda uma solução para o problema. “Vai ajudar muito quando a estação estiver pronta, pois temos de pegar ônibus lotados para chegar à estação hoje”, afirmou. Ele enfrenta o calvário do ônibus tanto para ir até às estações Jaraguá ou Perus, onde embarca no trem. A construção da estação Vila Aurora está prevista no plano de expansão do transporte metropolitano, de 2007.

CPTM anuncia mudanças no projeto original para atender melhor o usuário

A CPTM informou que, além do rompimento do contrato com a vencedora da licitação, o projeto teve de passar por mudanças para melhor atender aos usuários, o que também levou ao adiamento da inauguração. Entre elas estão a construção de um mezanino, de uma passarela de acesso aos dois lados da ferrovia e escadas rolantes e fixas para acesso às plataformas e elevadores.

Segundo a companhia, haverá rotas táteis, comunicação em braile, sanitários públicos e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bilheterias blindadas, circuito fechado de TV, sistema de detecção e combate a incêndio, SSO (Sala de Supervisão Operacional), sistema de captação de águas pluviais para reuso, bicicletário e projetos de paisagismo nas áreas externas.

Essas mudanças fizeram o valor do investimento subir para R$ 34 milhões, o que obrigou a prorrogação do prazo para conclusão dos trabalhos para o primeiro semestre de 2013. O mês específico não foi informado pela CPTM.

Arquivo INFOTRANSP