23 junho 2012

Financiamento para obras do metrô de Porto Alegre aguarda solução federal


A obra do metrô de Porto Alegre ainda aguarda resposta do governo federal quanto à finalização da modelagem financeira. O projeto prevê um investimento de aproximadamente R$ 2,4 bilhões, incluídos neste total itens como obras de infraestrutura dos túneis, estações ao longo da linha e estações multimodais, pátio de manutenção, reurbanização viária e material rodante (trens).
Estão previstos repasses do Orçamento Geral da União, investimentos privado, isenções de impostos estaduais e municipais e investimentos diretos da prefeitura e do governo do Estado. Sendo que a maior parte virá do governo federal, cerca de 1,5 bilhões, é exatamente a forma desse repasse que espera uma solução.
Uma das opções poderá ser a concessão subsidiada, que foi apresentada pela prefeitura e pelo Governo do Estado, e está em análise pelo Governo Federal.
Durante inauguração de escritório que ira gerenciar a obra do metrô, o prefeito José Fortunati disse que se a resolução financeira sair no início do segundo semestre, as obras podem começar em 2013.
Na cerimônia, acompanhada pelo governador Tarso Genro, o prefeito assinou ainda termos de cooperação com a Trensurb, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o governo estadual.

Localizado na Avenida Padre Cacique nº 290, o escritório MetrôPoa, reunirá equipes da prefeitura envolvidas nos projetos de transportes BRT e Metrô.

Aproximadamente 20 servidores municipais atuarão no escritório, que terá a participação de engenheiros, arquitetos, administradores e advogados. O grupo irá tratar da consolidação do edital de licitação, do detalhamento dos projetos básicos e executivos, e futuramente, da fiscalização da obra.

Estima-se que a operação da linha do metrô atenderá diariamente a um público médio de 310 mil passageiros, ampliando a oferta de transporte atual, reduzindo a utilização do transporte individual, incentivando a utilização do transporte público. Serão 25 composições (trens), formadas cada uma por quatro carros que transportam em média 270 pessoas cada um.

Projeto do metrô
Traçado: Av. Assis Brasil – Avenida Brasiliano de Moraes – Av. Benjamin Constant – Av. Cairú – Av. Borges de Medeiros (extensão Rua da Praia).
Extensão:14,88 km • VEÍCULOS: 25 composições de 4 carros • EMBARQUES: 300 mil passageiros/dias úteis.
Estações – 13: Fiergs – Bernardino Silveira Amorim – Sarandi – Dona Alzira – Triângulo – Obirici – Bourbon – Cairú – Félix da Cunha – Ramiro Barcelos – Voluntários/Conceição – Rua da Praia.

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Arquivo INFOTRANSP