04 junho 2012

Especialistas em metrô da América Latina trocam experiências

Mais de 120 especialistas em transporte urbano de países como Brasil, Argentina, Peru, México e República Dominicana se reúnem nesta semana em Bilbao (norte da Espanha) com responsáveis pelos trens da Espanha e de Portugal para debater sobre o metrô como meio de transporte e trocar experiências.

De hoje até quinta-feira, Bilbao recebe a 17ª Reunião Intermediária dos Comitês Técnicos da Alamys (Asociación Latinoamericana de Metros y Subterráneos), da qual participam países latino-americanos, Espanha e Portugal, além de empresas e associações ligadas ao setor.

Iñaki Arriola, autoridade de Transportes do País Basco, inaugurou nesta segunda-feira as jornadas de caráter técnico, que foram destacadas por sua importância para o setor por Mario Fioratti, presidente da Alamys e diretor de operações do metrô de São Paulo.

Em declaração aos jornalistas, Fioratti defendeu que a América Latina pode oferecer experiências válidas para a Metro Bilbao (uma das empresas de transporte urbano da cidade) em sua atual fase de crescimento, e recomendou que o processo seja realizado de maneira organizada para que todos os benefícios do transporte público sejam aproveitados pela cidade.

Por sua vez, o executivo-chefe da Metro Bilbao, Iñaki Prego, lembrou que o modelo de integração entre modalidades de transporte desenvolvido nas capitais latino-americanas pode ser interessante para os responsáveis da ferrovia metropolitana da cidade

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5812440-EI8140,00-Especialistas+em+metro+da+America+Latina+trocam+experiencias.html

Arquivo INFOTRANSP