23 junho 2012

O impacto do custo do transporte nos negócios é tema de evento na Fiep

O impacto do custo do transporte nos negócios foi tema do Seminário Brasil-Canadá em Mobilidade Urbana, promovido nesta quarta-feira (20), em Curitiba, pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em parceria com o Consulado-geral do Canadá.

O evento apresentou experiências como a da cidade de Toronto que perdia U$ 6 bilhões por ano por conta do trânsito pesado. Para mudar a realidade, a administração municipal buscou alternativas de transporte, dentre elas as plataformas de embarque para os ônibus, inspiradas no modelo curitibano.

O evento foi uma oportunidade de aproximar empresas brasileiras e canadenses que atuam na área de mobilidade urbana para promover a troca e experiência e a realização de negócios. “O seminário fortalece as relações do Paraná com o Canadá, que vêm sendo intensificadas através de missões comerciais realizadas por meio do CIN. “Além disso, essa ação vai ao encontro de um dos eixos da Fiep que é a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.

Nove empresas canadenses vieram ao Paraná para o Seminário, dentre elas gigantes como a Bombardier (transporte aéreo e ferroviário), Caterpillar Canadá (equipamentos para abertura de túneis), além e companhias de diversos segmentos ligados ao transporte de passageiros. Representantes do poder público municipal e empresas da área da mobilidade, transporte e infraestrutura do Paraná também participaram.

Vanguarda - O Sistema Fiep buscou apresentar as experiências do Canadá na área pelo fato de o país ser reconhecido por suas experiências de vanguarda no desenvolvimento de inovações práticas na área da mobilidade, influenciando sistemas de transporte em diversos países. Da mesma forma, o modelo de transporte coletivo de Curitiba é fonte de inspiração para diversos gestores públicos. “Curitiba é conhecida no mundo todo. É uma combinação de simplicidade e sucesso”, afirma o ex-prefeito de Toronto, David Miller, que ministrou palestra sobre planejamento urbana.

Bicicletas - Durante o evento, a Empresa Pública de Aluguel de Bicicletas de Montreal (PBSC) realizou uma videoconferência direto do Canadá, onde apresentou aos participantes seu sistema de empréstimo de bicicletas, que hoje é aplicado em três continentes. Diversas autoridades de Curitiba da área de mobilidade e transporte também fizeram apresentações no evento. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Cléver Teixeira de Almeida, discorreu sobre “projetos de Mobilidade Urbana de Curitiba”, o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo, falou sobre “Bicicletas Motorizadas e Convencionais e a Mobilidade Urbana de Curitiba” e a arquiteta Olga Prestes, da Urbanização Curitiba S.A. apresentou palestra sobre o “Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba”.

Oportunidades de negócio – Para o diretor de contratos da Odebrecht no Paraná, Luciano Ribeiro, o evento foi uma boa oportunidade para aproximar empresas brasileiras e estrangeiras. “A Fiep está ajudando na divulgação destas informações. Existe uma demanda reprimida no país em mobilidade urbana”, observou. Também o representante da Caterpillar Canadá no evento, Joe Caetano, destacou o aspecto comercial da iniciativa. “Conhecemos mais companhias interessadas em construir túneis, muitas delas não sabiam que a Caterpillar fazia estas máquinas”, apontou.

Arquivo INFOTRANSP