Equipamento será responsável pela escavação dos túneis da Linha 4.
Peças ainda aguardam liberação da alfândega no porto da cidade.
Depois de dois meses depois da data inicialmente prevista, finalmente
chegou ao Rio de Janeiro a perfuradora alemã gigante que, no Brasil,
ganhou o apelido de "tatuzão".
O equipamento será responsável pela
escavação dos túneis da Linha 4 do Metrô, no trecho de Ipanema até a
Gávea, na Zona Sul. Por conta do atraso, a obra, que começaria em
agosto, terá início apenas em outubro.
O navio, que trouxe da Europa o tatuzão desmontado, atracou no porto do
Rio há uma semana.
O desembarque foi concluído no dia seguinte e, desde
então, as peças aguardam no porto a liberação da alfândega para serem
levadas até a Leopoldina, onde acontecerá uma pré-montagem do
equipamento.
Lá também serão produzidos os anéis de concreto que servirão como
paredes para o túnel e que serão instaladas pelo "tatuzão", que só será
completamente montado dentro do canteiro de obras da Praça General
Osório, em Ipanema. Só então a perfuradora começará a cavar o túnel e se
mover.
De Ipanema até a Gávea, são 5,7 quilômetros.
Fim das obras
O "tatuzão" consegue avançar 15 metros por dia e, por isso, levará 380 dias pra completar o trajeto — isso se funcionar todos os dias. Apesar disso, a entrega da obra está precista só para dezembro de 2015.
Isso
porque, segundo a construtora, ainda virão a fixação dos trilhos e dos
sistemas de água e eletricidade.
Apesar dos atrasos na chegada do equipamento, o governo do estado diz que a obra vai ficar pronta dentro do prazo.
"Estes 60 dias nao se refletem no fim porque estao compatibilizdas
todas as ações. Estamos terimnando de escavar as estações. Com as
estações escavadas, faremos o lançamento do 'tatuzão' trecho a trecho.
Nao há reflexo no final da obra", disse Rodrigo Vieira, subsecretário
adjunto da Casa Civil.
Em junho de 2010, as escavações começaram na Barra da Tijuca, na Zona
Oeste, em direção à Zona Sul. Em São Conrado, o túnel também já está
sendo aberto nos dois sentidos.