Em 2012, trecho da ViaQuatro fez com que a demanda nas linhas 2-Verde e 5-Lilás crescesse acima da média da rede. "Estão virando pequenas Sé", diz especialista
Aberta há quase três anos, a Linha 4-Amarela, que vai da
Luz ao Butantã, continua influenciando e redesenhando o mapa de
circulação de passageiros no Metrô de São Paulo.
No ano passado, ela fez
com que a demanda nas Linhas 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) e
5-Lilás (Largo 13-Capão Redondo) crescesse acima da média da rede - que
transportou 1% mais pessoas do que em 2011.
Os dois ramais, que fazem
conexão com a Linha 4, passaram a receber, respectivamente, 11% e 19%
mais passageiros. Com mais gente, aumentou o desconforto.
A Linha 3-Vermelha (Barra Funda-Itaquera), que
historicamente enfrenta os maiores problemas de superlotação, sofreu um
processo inverso e perdeu usuários, assim como a 1-Azul
(Jabaquara-Tucuruvi), que deixou de ser a mais cheia de todas - o posto
foi assumido pela Linha 3.
Segundo a Companhia do Metropolitano, o fato de quatro
estações da Linha 4 - Butantã e Pinheiros, na zona oeste, e República e
Luz, no centro - terem sido inauguradas ao longo de 2011, no ano
seguinte à entrega parcial da linha, ajuda a explicar a influência sobre
os outros ramais.
A expansão "trouxe novos usuários de regiões que
antes não eram atendidas por esse tipo de transporte".
Outro impacto foi
a abertura em tempo integral da Linha 4, ocorrida a partir de outubro
de 2011.
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A sensação de parte dos passageiros de duas das
principais estações de integração da Linha 4, a Paulista e a Pinheiros, é
a de que elas estão se tornando tão apertadas quanto a Estação Sé no
rush da tarde. "Estão virando pequenas 'Sé' porque o Metrô,
infelizmente, não tem crescido no ritmo que deveria", diz a contabilista
Sandra Seminamis, de 57 anos.
O Metrô nega que as estações estejam enfrentando esse
cenário.
De acordo com a empresa, um novo sistema de controle dos trens,
chamado de CBTC, passará a funcionar nas Linhas 1, 2 e 3 ainda neste
semestre, reduzindo os intervalos dos trens.
Prevista para 2015, a expansão da Linha 5-Lilás até a
Estação Chácara Klabin, na zona sul, deverá dar uma "melhor distribuição
das Estações Pinheiros e Paulista", afirma o Metrô.