Até o meio do ano, os usuários do Metrô paulistano poderão comprar pacotes turísticos e passagens durante seu deslocamento pela cidade.
A primeira etapa do plano de expansão de lojas da companhia, lançado no final do ano passado, tem o objetivo de instalar agências de viagens nas estações Ana Rosa, Anhangabaú, Brás, Corinthians-Itaquera, Largo Treze, Luz, Tatuapé, São Bento e Sé.
Estação Barra-Funda, que faz integração entre os sistemas de ônibus, metrô e trens; local já tem lojas de roupas e revistaria |
O processo para licitação, que já começou, mira empresas “consolidadas e de grande porte”, segundo o Metrô.
A estratégia teve como base uma pesquisa feita em maio do
ano passado com 1.120 passageiros. Questionados sobre quais tipos
comércio e serviços as estações poderiam ter, 69% deles indicaram
agências de viagem,
em uma lista que continha opções variadas como floriculturas e
livrarias. Desses, 61% afirmou que usaria o serviço de venda de
passagens.
Para o vice-presidente da Abav-SP (Associação Brasileira de
Agências de Viagens de São Paulo), Edmar Bull, faz todo sentido ter
agências nas estações. “A nova classe média está querendo viajar mais, andar de avião”.
Bull, no entanto, acredita que as lojas poderão oferecer todos os
tipos de pacotes e passagens, nacionais e internacionais, já que o Metrô
“tem público para todos os bolsos”