31 março 2013

Obras do Aeromovel de Porto Alegre entram em fase final

Veículo leve sobre trilhos suspensos vai ligar Aeroporto Salgado Filho ao metrô

 As obras do Aeromovel de Porto Alegre entraram em fase final nesta semana, com o ajuste dos trilhos na via e realização de acabamentos nas duas estações de 450 m² que integram o equipamento. 



O veículo vai percorrer trecho de 1 km de extensão, entre o terminal 1 de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a Estação Aeroporto, integrante do metrô da capital gaúcha. 

Com velocidade máxima de 65 km/h, o trajeto será realizado em 90 segundos.

Marco Pecker
Em agosto de 2010, a Trensurb adquiriu o pacote tecnológico do aeromovel e lançou o projeto de implementação do primeiro sistema no País. 

O aeromovel é um veículo leve sobre trilhos, suspensos de 4,5 m a 9 m de altura, movimentado pelo ar gerado por ventiladores industriais, que controlam, além da pressão, direção e velocidade ao ar. "O veículo tem uma placa de propulsão fixa no chassi do carro, que fica enclausurada dentro da via. 

Uma corrente de ar de baixa pressão e de alta vazão sopra o veículo, empurrando-o para frente ou trazendo o veículo de volta. 

O motor que gera a força de tração do sistema fica fora do veículo, deixando o veículo mais simples e mais leve possível", explica o diretor de engenharia da Aeromovel Brasil, Diego Abs.

O presidente da empresa e inventor da tecnologia, Orkar Coester, explica que as funções da roda e do trilho se diferem do transporte ferroviário tradicional, sendo usados para uma espécie de rolamento linear, com propulsão feita independentemente da roda. "É um sistema de barco à vela invertido, em que o próprio duto da via é o túnel de vento", diz. "Em vez de esperar o vento soprar, o vento é soprado através de ventiladores industriais, movidos a energia elétrica", simplifica. 

Dois veículos fabricados em Três Rios, no interior do Rio de Janeiro, vão circular na linha: um com capacidade para o transporte de 150 passageiros e outro de 300. 

A previsão é de que o menor veículo chegue a Porto Alegre em abril, para realização de testes, e o outro em maio. 

O aeromóvel deve entrar em operação no segundo semestre deste ano.

De acordo com o gerente de projetos da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, "a estrutura é formada por vigas especiais com a seção vazada, com um duto interno por onde o ar propulsionará os trans através de uma aleta". 

No total, 47 pilares de concreto pré-moldado, com cerca de 12 toneladas, vão sustentar as vigas elevadas. A fundação para os pilares foi feita em dois tipos: hélice contínua e estava escavada.

Iniciada em agosto de 2010, a construção das linhas é executada pela construtora gaúcha Premold.

A Rumo Engenharia é responsável pela construção das estações. 

Para as obras das linhas, foram destinados R$ 38 milhões.
 
A construção das estações custou R$ 3,3 milhões.   



Marco Peker

Marco Pecker

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