Veículo leve sobre trilhos suspensos vai ligar Aeroporto Salgado Filho ao metrô
As obras do Aeromovel de Porto Alegre entraram em fase final nesta semana, com o ajuste dos trilhos na via e realização de acabamentos nas duas estações de 450 m² que integram o equipamento.
O veículo vai percorrer trecho de 1 km de extensão, entre o
terminal 1 de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a
Estação Aeroporto, integrante do metrô da capital gaúcha.
Com velocidade
máxima de 65 km/h, o trajeto será realizado em 90 segundos.
Em agosto de 2010, a Trensurb adquiriu o pacote tecnológico do
aeromovel e lançou o projeto de implementação do primeiro sistema no
País.
O aeromovel é um veículo leve sobre trilhos, suspensos de 4,5 m a 9
m de altura, movimentado pelo ar gerado por ventiladores industriais,
que controlam, além da pressão, direção e velocidade ao ar. "O veículo
tem uma placa de propulsão fixa no chassi do carro, que fica
enclausurada dentro da via.
Uma corrente de ar de baixa pressão e de
alta vazão sopra o veículo, empurrando-o para frente ou trazendo o
veículo de volta.
O motor que gera a força de tração do sistema fica
fora do veículo, deixando o veículo mais simples e mais leve possível",
explica o diretor de engenharia da Aeromovel Brasil, Diego Abs.
O presidente da empresa e inventor da tecnologia, Orkar Coester,
explica que as funções da roda e do trilho se diferem do transporte
ferroviário tradicional, sendo usados para uma espécie de rolamento
linear, com propulsão feita independentemente da roda. "É um sistema de
barco à vela invertido, em que o próprio duto da via é o túnel de
vento", diz. "Em vez de esperar o vento soprar, o vento é soprado
através de ventiladores industriais, movidos a energia elétrica",
simplifica.
Dois veículos fabricados em Três Rios, no interior do Rio de Janeiro,
vão circular na linha: um com capacidade para o transporte de 150
passageiros e outro de 300.
A previsão é de que o menor veículo chegue a
Porto Alegre em abril, para realização de testes, e o outro em maio.
O
aeromóvel deve entrar em operação no segundo semestre deste ano.
De acordo com o gerente de projetos da Trensurb, Sidemar Francisco da
Silva, "a estrutura é formada por vigas especiais com a seção vazada,
com um duto interno por onde o ar propulsionará os trans através de uma
aleta".
No total, 47 pilares de concreto pré-moldado, com cerca de 12
toneladas, vão sustentar as vigas elevadas. A fundação para os pilares
foi feita em dois tipos: hélice contínua e estava escavada.
Iniciada em agosto de 2010, a construção das linhas é executada pela
construtora gaúcha Premold.
A Rumo Engenharia é responsável pela
construção das estações.
Para as obras das linhas, foram destinados R$
38 milhões.
A construção das estações custou R$ 3,3 milhões.