31 março 2013

Metrô Rio ganha novo projeto de sinalização interna e externa

“Menos é Mais”. Com esta premissa, a Crama Design Estratégico concebeu o novo projeto gráfico de sinalização interna e externa do MetrôRio, que acaba de ser implantado na estação Cinelândia.

Segundo Theiza Conte Paiva, Diretora de Planejamento da Crama, o primeiro passo foi retirar o excesso de informações que permeava o sistema antigo, confundindo o usuário. “A nova arquitetura de informação é mais simples e fácil de ser compreendida e, ao mesmo tempo, mais completa e integrada”, conta ela.

Ricardo Leite, Diretor de Criação da Crama explica que após uma profunda análise de campo nas instalações do MetrôRio, a equipe da Crama percebeu que sinalização, comunicação e publicidade estavam sendo tratadas graficamente de forma muito parecida, tornando a sinalização pouco eficiente. “A solução foi adotar uma família tipográfica diferenciada para o sistema de sinalização. Também criamos uma paleta de cores independente da Identidade Visual do Metrô de forma a proteger a informação. 

Os novos tons cinza-chumbo e amarelo garantem alto grau de contraste e facilitam a leitura, gerando eficiência e legibilidade. 

Com esta padronização de cores e uma unidade gráfica distinta das demais peças de comunicação, tornamos muito mais clara e fácil a orientação aos usuários”, enfatiza ele.

O novo sistema estrutural foi idealizado de forma modular, visando reduzir os custos de produção, manutenção e reposição das peças. “Escolhemos o alumínio como matéria prima pela leveza, adaptabilidade e por ser 100% reciclável. 

E buscamos fornecedores na cidade do Rio de Janeiro a fim de promover a indústrial local”, pontua Daniel Pan, Gerente de Design de Produto da agência.

Outra novidade é o sistema bilíngue (português e inglês). “O projeto foi pensado para atender também ao fluxo de turistas na cidade, que tende a crescer ainda mais com a chegada da Copa e das Olimpíadas”, esclarece Leite.

O trabalho da Crama envolveu, ainda, a criação de nova iconografia para facilitar a compreensão das diversas ofertas da empresa nas bilheterias, minimizando o tempo de atendimento e, consequentemente, as filas; mais o redesenho dos mapas do entorno, que ganharam detalhes como a distância aproximada das atrações turísticas e culturais e uma nova linguagem gráfica, que organiza a informação em camadas, trazendo as mais importantes em primeiro plano e as secundárias em um plano inferior.

O Metrô informa que a partir de abril outras estações vão receber a nova sinalização, e a meta é que pelo menos 10 delas estejam nesse padrão para a Copa das Confederações em junho.

http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/34920-metro-rio-ganha-novo-projeto-de-sinalizacao-interna-e-externa

Arquivo INFOTRANSP