Atualmente, o projeto está em fase de testes na cidade espanhola Vitória-Gasteiz, onde nasceu a ideia
Amigo
leitor, prezada internauta, vocês que sofrem diariamente com as agruras
do trânsito de uma grande cidade como São Paulo, por exemplo, travada
por engarrafamentos quilométricos e repleta de veículos, imaginem a
seguinte situação: poder contar com um sistema de aluguel de um carro elétrico
de 2,63 metros de comprimento, com capacidade para dois passageiros e
que, uma vez dobrado, encolhe para 1,5 metro. Loucura? Futurismo digno
de Hoolywood? Nada disso!
No sentido de minimizar os
congestionamentos e otimizar os transportes alternativos, a capital da
Alemanha, Berlim, colocará em testes durante 2013 o projeto CityCar, desenvolvido pela start-up
espanhola Hiriko em parceria com o Massachusetts Institute of
Technology (MIT), que recebeu investimentos de US$ 87 milhões (cerca de
R$ 174 milhões), segundo informações do repórter Marcio Orsolini, do
jornal O Estado de S.Paulo.
Inicialmente, estima-se que serão fabricadas 9 mil unidades anuais até 2015 para que a população o alugue
A
novidade chega à Berlim por meio da empresa Deutsche Bahn,
administradora dos transportes na cidade, para integrá-lo às redes de
trem, metrô, ônibus e bondes. Atualmente, o projeto está em fase de
testes na cidade espanhola Vitória-Gasteiz, onde nasceu a ideia.
A
velocidade máxima do carro chega a 90 km/h e ele pode ser usado por 120
quilômetros antes de precisar ser novamente ligado na tomada. A recarga
dura pouco: em duas horas, o carro já está pronto para nova viagem.
Além
da capital alemã, o carro compacto deve chegar a Barcelona, na Espanha,
e Malmö, na Suécia, nos próximos anos.
Apesar de existirem alguns
projetos similares pela região, o CityCar é o primeiro a ser fabricado em larga escala.
Inicialmente,
estima-se que serão fabricadas 9 mil unidades anuais até 2015 para que a
população o alugue, em um modelo similar ao das bicicletas que também
ganham força em São Paulo e boa parte do mundo. Os preços ainda estão
indefinidos.
Os carros serão lançados em conjunto com a instalação
da infraestrutura de carregamento. "O uso compartilhado de veículos
elétricos leves, combinado com as redes de transporte público, pode de
fato contribuir significativamente para a redução do congestionamento
urbano e a poluição", afirma o engenheiro eletricista norte-americano
Praveen Subramani, do MIT, que liderou a equipe de desenvolvimento do CityCar.
Criação do projeto
O
projeto foi concebido em 2003, como parte da pesquisa do núcleo de
Cidades Inteligentes no MIT, que também desenvolve bicicletas elétricas -
essas ainda numa fase anterior à dos carros, mas que também chegarão à
população nos próximos anos.
Os carros serão lançados em conjunto com a instalação da infraestrutura de carregamento
Os anos seguintes foram de intenso trabalho para ajustar as baterias e os sistemas de distribuição de alta potência do carro. "Afinal, não adianta ser bonito, compacto e ecologicamente correto, é preciso andar também", lembrou Subramani.
A velocidade máxima do carro chega a 90 km/h e ele pode ser usado por 120 quilômetros antes de precisar ser novamente ligado na tomada.
A recarga dura pouco: em duas horas, o carro já está pronto para nova viagem.
O projeto concluído foi apresentado em janeiro de 2012 na Comissão da União Europeia, em Bruxelas, Bélgica, que tem duas unidades diante de sua sede.
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/berlim-tera-carros-eletricos-dobraveis-integrados-aos-trens-onibus-e-metro/?cHash=6c3da0e84e1de3b14c6bbdd7219ae870