O
prazo para implementação, de acordo com a Sedur, de 36 meses, incluindo
a Linha 1 até Pirajá com entregas parciais ao longo deste prazo
A longa história do metrô de Salvador pode ganhar
mais um capítulo neste ano.
O primeiro trecho da Linha 1 (Estação da
Lapa-Estação Acesso Norte/Rótula do Abacaxi), que já está com trilhos
prontos e as estações equipadas para começar a funcionar, está sendo
alvo de uma negociação, segundo a Assessoria Geral de Comunicação
(AGECOM), entre a Prefeitura, responsável pelo trecho, e o Governo do
Estado, para a transferência de sua gestão para a esfera estadual.
Como parte das negociações do metrô, também está
sendo negociada a administração das estações de transbordo de Salvador,
sob responsabilidade da esfera municipal.
Ainda não há definição se a
administração das estações continuará com a Prefeitura ou passará a ser
de responsabilidade do Estado, mas há possibilidade de que algumas das
estações tenham a administração transferida.
Testes do trem do metrô
Já o segundo trecho da Linha 1 (Estação Acesso
Norte-Estação Pirajá) e a Linha 2, que vai Bonocô, em Salvador, a Lauro
de Freitas, atravessando a Paralela, possuem um prazo para o início das
obras.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia
(Sedur), a previsão é de que as obras comecem no segundo semestre desse
ano, com prazo de implementação de 36 meses, incluindo a Linha 1 até
Pirajá com entregas parciais ao longo deste prazo.
As obras serão feitas
através de Parceria Público-Privada (PPP).
Ou seja, a Linha 2 do metrô, idealizada para dar
suporte à mobilidade urbana nos futuros eventos esportivos em Salvador,
especialmente a Copa do Mundo 2014, só deve ficar pronta depois do
mundial.
Ela terá 24,2 quilômetros e 13 estações, incluindo o Aeroporto.
Exemplo do projeto de estação para a Linha 2
A secretaria também informou que a implantação do
Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas encontra-se com
processo para licitação em andamento, sendo finalizados acordos para a
conclusão do Edital de Licitação.
O sistema é formado pelas duas linhas
do metrô (Lapa-Pirajá e Bonocô-Lauro de Freitas) e tornou-se
oficialmente parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC) através de um decreto publicado no Diário Oficial da União do dia
14 de setembro do ano passado.
Os recursos para a implantação do Sistema são da
ordem de R$ 3,5 bilhões, sendo R$ 1 bilhão oriundo de captação de
recursos junto ao Governo Federal pelo PAC Mobilidade Grandes Cidades,
R$ 600 milhões através de financiamento ao Governo do Estado com
recursos do FGTS, R$ 283 milhões do saldo do Convênio do Governo Federal
com o município de Salvador, previsto para a Linha 1, além do
investimento da iniciativa privada, uma vez que se trata de uma Parceria
Público Privada e a contrapartida do Estado, cujos valores serão
definidos no processo concorrencial da licitação.
Quando finalizado, o Sistema Metroviário de Salvador
e Lauro de Freitas terá 36,4 quilômetros de extensão, 20 estações, 30
composições de quatro vagões e também contará com terminais de
integração Ônibus-Metrô.
Com velocidade comercial de 36 km/h, a
expectativa é de que o trajeto de ida e volta, incluindo paradas e
manobras, seja de 40 minutos na Linha 1 e de uma hora, 33 minutos e 20
segundos na Linha 2.
Projeto com as duas linhas do metrô
Quem desejar ir da Estação da Lapa até as
proximidades da Insinuante, em Lauro de Freitas, deverá fazer o percurso
em apenas 46 minutos, incluindo o tempo de manobra para retornar,
segundo estima a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur).
Hoje, quem costuma fazer este percurso de ônibus e no horário de pico,
geralmente gasta em torno de duas horas.
A promessa de um metrô na capital baiana começou em
1999, o ano do projeto.
As obras começaram no ano seguinte, sob
responsabilidade do Consórcio Metrosal (Camargo Corrêa, Andrade
Gutierrez e Siemens), mas até hoje os soteropolitanos aguardam a chegada
do grande dia da inauguração, com uma sensação de que, na prática, o
primeiro trecho tem um percurso muito curto, o que levou ao apelido de
"metrô calça curta".
Esta longa história já foi alvo do quadro 'Proteste
Já', do programa CQC, e motivo de piada na série 'A Grande Família'.
Durante todos esses anos, a construção do metrô em Salvador já foi
suspensa várias vezes, inclusive por denúncias feitas pelo Tribunal de
Contas da União e Ministério Público Federal.
Os trens foram adquiridos
em 2008 e, até agora, só foram vistos funcionando em testes feitos pela
Prefeitura, inclusive em um vídeo, que pode ser conferido abaixo.
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/novas-obras-do-metro-devem-comecar-no-segundo-semestre-deste-ano/