24 março 2013

Mobilidade elétrica em Mannheim



Bombardier desenvolve tecnologia para autocarros

A empresa de transportes alemã RNV, a cidade de Mannheim (Alemanha), a Bombardier e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe vão desenvolver, em parceria, um projeto de mobilidade elétrica nos serviços de transporte público naquela cidade alemã.


O projeto “PRIMOVE Mannheim” consiste na implementação de autocarros elétricos recarregados por tecnologia sem fios e contou com o apoio de 3,3 milhões de euros por parte do Ministério de Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha. 
 
Durante 12 meses, dois autocarros totalmente elétricos e recarregados por indução magnética vão ser testados diariamente em carreiras da RNV. 
 
Os veículos vão estar igualmente equipados com o novo sistema de propulsão Bombardier MITRAC, para autocarros elétricos urbanos. 
 
Este projeto vai ajudar a definir uma infraestrutura integrada, um novo sistema de baterias e a transferência de energia por indução.
Jérémie Desjardins, responsável pela tecnologia PRIMOVE na Bombardier Transportation, esclarece que esta tecnologia “permite que os autocarros elétricos atendam trajetos originalmente projetados para autocarros convencionais, que funcionam em horários ajustados. 
 
 Combinamos novas baterias muitos leves e pequenas ao princípio da recarga rápida, de forma a produzir energia suficiente para viagens de um dia inteiro, aumentando consideravelmente a vida útil das baterias”.
 

Arquivo INFOTRANSP