20 julho 2011

SP inicia nova etapa de programa de proteção ao pedestre

A secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira uma nova etapa do Programa de Proteção ao Pedestre. Foto: Oslaim Brito/Futura Press A segunda etapa prevê 146 novos orientadores e se estende aos corredores de ônibus e às estações de Metrô


A Secretaria Municipal de Transportes da prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira uma nova etapa do Programa de Proteção ao Pedestre, com o objetivo de reduzir entre 40% e 50% o número de atropelamentos e mortes na cidade.
 
 A iniciativa começou no dia 11 de maio deste ano, quando foram implantadas as Zonas Máximas de Proteção ao Pedestre (ZMPP), que delimitaram um quadrilátero de 14 km² entre o Centro e a avenida Paulista para receber orientadores de trânsito e faixas educativas. A segunda etapa prevê 146 novos orientadores e se estende aos corredores de ônibus e às estações de metrô.
 
Na manhã desta segunda-feira, os corredores de ônibus 9 de Julho-Santo Amaro e Pirituba-Lapa-Centro (no trecho da avenida Francisco Matarazzo) receberam 50 orientadores de travessia, expandindo as ações educativas e de conscientização do programa. Esses locais terão funcionários das 6h às 12h, de segunda a sexta-feira.
 
As estações do Metrô Saúde, Praça da Árvore, Paraíso, Vergueiro, São Joaquim, Tiradentes, Tietê, Vila Madalena, Santa Cecília e Marechal Deodoro vão ganhar 96 orientadores de travessia das 7h às 13h aos dias de semana.
 
Um levantamento realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostrou que entre os meses de maio e junho deste ano o número de atropelamentos caiu 69% na região central em comparação ao mesmo período do ano passado.
 
Outra ação prevista no programa é a substituição de semáforos eletromecânicos por eletrônicos. Com a medida, o tempo de travessia vai aumentar em até 20% e, prevê-se, a segurança dos pedestres também. A prefeitura diz que até janeiro de 2012 a CET vai substituir os controladores de semáforo antigos por mais modernos

Arquivo INFOTRANSP