23 julho 2011

Metrô de SP inicia expansão da Linha 5-Lilás

Trecho deverá ser concluído em 2015.
Linha Lilás terá ligação com linhas Verde e Azul.

 
As obras na Estação Alto da Boa Vista, da Linha 5-Lilás do Metrô, começaram neste sábado (23), na Zona Sul de São Paulo, após sete meses de atraso.

Atualmente, esta linha liga o Capão Redondo ao Largo Treze, em Santo Amaro.

O primeiro trecho da linha foi entregue em 2002. Quando estiver toda pronta, a Linha Lilás deverá receber 600 mil passageiros por dia.

Neste sábado, o governador Geraldo Alckmin foi do Capão Redondo até o Largo Treze. A intenção é que até 2015 esse trajeto, hoje de pouco mais de 8 km, chegue a 20 km, terminando na Chácara Klabin, na região da Saúde, também na Zona Sul. Cerca de 300 imóveis foram desapropriados para a expansão da Linha 5-Lilás.
Linha Lilás (mapa correto) (Foto: Arte/G1)
O atraso de sete meses nas obras ocorreu por causa de graves denúncias. Em outubro do ano passado, reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” afirmava que conhecia os vencedores da licitação antes dela ser concluída.

O jornal divulgou um vídeo com o resultado gravado seis meses antes do anúncio.

 O Metrô e a Secretaria de Transportes afirmaram que não sabiam de qualquer tipo de acerto entre as empreiteiras. O então governador Alberto Goldman mandou suspender as obras.

Neste sábado, Alckmin disse que não há provas de acordo entre as empreiteiras, que irão realizar a obra. "O inquérito continua, se houver algum fato será responsabilizado. Vamos continuar a obra para não prejudicar a população", disse o governador.

Atualmente, a Linha 5-Lilás possui seis estações, com integração com a Linha 9-esmeralda, da CPTM. A proposta do governo é que a Linha Lilás ganhe mais 11 estações e chegue até à Chácara Klabin, onde vai ter integração com a Linha 2-Verde do Metrô. Antes, ela encontra a Linha 1-Azul, na Estação Santa Cruz.

Quando estiver totalmente pronta, a Linha Lilás vai ter 17 estações e vai facilitar a vida de quem mora no extremo Sul da cidade e precisa ir, por exemplo, na direção da Zona Norte.

Dois "tatuzões" serão empregados na construção entre as estações Alto da Boa Vista e Água Espraiada, com dois túneis paralelos, e um "megatatuzão" construirá um túnel único desde a Avenida Bandeirantes, antes da Estação Ibirapuera, até a Chácara Klabin.

Arquivo INFOTRANSP