Após o choque entre dois vagões de trem-bala no dia 23 de julho, no qual morreram 39 pessoas, a sociedade chinesa mergulhou numa reflexão coletiva profunda sobre como combinar segurança e velocidade no processo de desenvolvimento de ferrovias de alta velocidade. Na China, país com vasto território e imensa população, é muito grande a dependência por esse meio de transporte. Antes mesmo das conclusões do resgate e das investigações sobre as causas do acidente, a sociedade em coro insiste na "segurança" como item prioritário.
Na noite de 23 de julho, um internauta pedia "socorro!" em mensagm enviada para um microblog. "O trem D301 descarrilhou perto da estação sul de Wenzhou! O vagão está cheio de crianças chorando!"
No mesmo momento, em Beijing, a 2 mil km do local do acidente, um internauta de nome "Dadong" retransmitia o apelo. Em pouco tempo, o pedido de socorro havia sido reproduzido 100 mil vezes.
Às 20h34 de sábado em Wenzhou, província de Zhejiang, leste do país, o trem-bala no qual o internauta viajava se chocou contra outra composição que seguia pela mesma linha. Após a colisão, quatro vagões despencaram do viaduto, ferindo 200 pessoas e provocando a morte de outras 39.
O país rapidamente entrou em ação, promovendo uma inspeção emergencial de segurança sobre todas as linhas ferroviárias. Mesmo doente, o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, visitou o local seis dias após a tragédia.
"Não devemos nos esquecer desse acidente, nem das vítimas que ele provocou. Ele nos alerta para o fato de que o desenvolvimento e as obras são a favor do povo, e que o mais importante é segurança da população. Temos de nos conscientizar de que a maior responsabilidade de um governo é proteger seus cidadãos."
O trem é considerado pelos chineses como o meio transporte mais seguro. Diante disso, o governo chinês tem se empenhado em aumentar a malha ferroviária e refoçar sua capacidade de transporte. Somente nos últimos anos é que a palavra "trem-bala" passou a fazer parte do vocabulário dos chineses, apesar de não ser novidade no Japão, na Alemanha e nos EUA. Em 2008, a modalidade estreou na China com a inauguração do trecho de alta velocidade Beijing-Tianjin, que reduziu a 30 minutos a distância entre as duas metrópoles.
Na sequência, entraram em operação os trechos Wuhai-Guangzhou e Beijing-Shanghai. As facilidades que o trem-bala oferece vêm acompanhadas de uma certa dose de medo. Em julho deste ano foram registrados vários acidentes envolvendo trens de alta velocidade. O do dia 23 em Wenzhou, entretanto, provocou uma onda de pânico generalizada.
No local de acidente, o primeiro-ministro Wen Jiabao, de quase 70 anos de idade, concedeu uma entrevista coletiva considerada a mais especial entre todas em seus nove anos de mandato. Na ocasião, ele respondeu a perguntas de jornalistas chineses e estrangeiros.
"Temos que dar maior atenção à segurança durante o processo de construção de ferrovias de alta velocidade, levando em conta a velocidade, a qualidade, a eficácia e a segurança. A segurança deve ser prioridade."
O internauta "Dadong" concordou com a declaração do primeiro-ministro, e acrescentou:
"O desenvolvimento da ferrovia de alta velocidade é uma tendência histórica que poderá mudar realmente nosso modo de vida. Porém, em seu processo de desenvolvimento, o mais importante é segurança da população. Sem garantias de preservação da vida, qual o significado da velocidade?"
O resultado da investigação aponta a má sinalização como a causa do acidente.
http://portuguese.cri.cn/561/2011/07/29/1s138344.htm