15 julho 2011

China exporta trens-bala

Encomendas da Turquia, Venezuela e Arábia Saudita

Hong Kong - Após atravessar algumas décadas absorvendo capitais estrangeiros e tecnologias, a China já tornou-se exportador de tecnologias e investimentos, com o governo de Beijing conscientizando-se de que as exportações de vetores de infra-estrutura constituem atividade lucrativa econômica e politicamente.
A China já está construindo trens-bala na Turquia, Venezuela e Arábia Saudita, e despertou o interesse dos EUA de contratá-la para construir um trem-bala em território norte-americano.
A primeira grande obra da China diz respeito à ligação de seu território continental com seus países vizinhos no Sudeste Asiático. Este gigantesco projeto permitirá aos passageiros dos trens-bala atravessarem o China inteira e terminarem em Cingapura, com a primeira estação fora da China na cidade de Botén, no norte de Laos, cujo governador, Vixai Hosmobat, já está calculando os consideráveis lucros que garantirá em sua pobre cidade a chegada do trem-bala chinês.
Em Vientiane, capital do Laos, Hufeng Suralai, ministro de investimentos estrangeiros, explica: "As leis que obrigam as empresas estrangeiras a empregarem trabalhadores locais não serão aplicadas neste caso específico, porque nossa população não tem condições de oferecer os necessários serviços especializados".

Arquivo INFOTRANSP