23 julho 2011

Primeira etapa do leilão do TAV deve ser realizada em fevereiro de 2012

 Empresa vencedora será responsável pela definição da tecnologia e infraestrutura necessária para a operação do equipamento 

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, afirmou ontem (20) que o leilão da primeira etapa do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas (SP), deve acontecer em fevereiro de 2012. De acordo com Figueiredo, o edital da primeira etapa - que contratará a empresa responsável pela definição da tecnologia e infraestrutura necessárias para a operação do trem-bala - será publicado em outubro deste ano.

Já o edital para a contratação da empresa responsável pela construção da linha férrea e das estações deverá ser publicado no final de 2012. "Como todos já conhecem o projeto, achamos que o prazo adequado para o processo é de quatro meses. Então, faríamos o leilão em fevereiro. Vamos insistir nisso, nas discussões com os operadores", disse Figueiredo.

Segundo o diretor da ANTT, o cronograma da obra não sofrerá mudanças significativas porque o projeto executivo está finalizado. Assim, a obra deve ser iniciada no começo de 2013.

Figueiredo afirmou ainda que o financiamento de R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será somente para a construção do sistema, e não para a vencedora da primeira etapa da licitação. "Esse financiamento só faz sentido para a infraestrutura porque, normalmente, as operadoras têm financiamentos em condições favoráveis em seus países de origem", disse Figueiredo.

Arquivo INFOTRANSP