O restante das obras e a conclusão da linha Leste do metrô ficará para o próximo governo. Trens nos trilhos, só em 2016
Orçado em R$ 3,1 bilhões, com a equação financeira praticamente montada e os projetos contratados, o metrô da linha Leste de Fortaleza - que irá interligar o Centro ao Bairro Edson Queiroz - deve encerrar a atual administração estadual, em 2014, com, pelo menos, um terço das obras concluídas.
Orçado em R$ 3,1 bilhões, com a equação financeira praticamente montada e os projetos contratados, o metrô da linha Leste de Fortaleza - que irá interligar o Centro ao Bairro Edson Queiroz - deve encerrar a atual administração estadual, em 2014, com, pelo menos, um terço das obras concluídas.
A projeção é do secretário Estadual de Infraestrutura
(Seinfra), Adail Fontenele, que esteve ontem, no Ministério das Cidades,
em Brasília, tratando dos detalhes burocráticos para finalização do
projeto e encaminhamento à Caixa Econômica Federal - um dos bancos
financiadores da obra.
Em fabricação nos Estados Unidos, as duas primeiras tuneladoras devem chegar, desmontadas, entre junho e julho, para operar em agosto de 2013 FOTO: DIVULGAÇÃO
"Neste governo devemos fazer, pelo menos, um terço da obra, a equação financeira está montada e o projeto todo contratado, já estamos adquirindo as tuneladoras, que estão sendo construídas nos Estados Unidos.
Em fabricação nos Estados Unidos, as duas primeiras tuneladoras devem chegar, desmontadas, entre junho e julho, para operar em agosto de 2013 FOTO: DIVULGAÇÃO
"Neste governo devemos fazer, pelo menos, um terço da obra, a equação financeira está montada e o projeto todo contratado, já estamos adquirindo as tuneladoras, que estão sendo construídas nos Estados Unidos.
As duas primeiras devem chegar entre
junho e julho de 2013", antecipou Fontenele. "Elas serão montadas e
devem começar a operar entre julho e agosto", acrescenta o secretário.
Fontenele ressalta, porém, que "esta é uma obra que o futuro governo terá de dar continuidade", e que pode, inclusive, ser expandida, posteriormente.
" Podermos alcançar, no futuro, Messejana, fazer uma volta completa, e retornando pelo anel central da BR - 116, até o Centro", projetou o secretário. A primeira etapa, no entanto, só deverá estar pronta em 2016. São 13 quilômetros de linha férrea dupla, sob túneis de 20 a 30 metros abaixo da superfície, ao longo da avenida Santos Dumont e 12 estações.
"Este é um investimento muito importante à mobilidade urbana de Fortaleza. Vai do Centro à área comercial da Aldeota, passa pelo polo de integração do VLT, no Papicu, pelo Centro de Eventos e chega ao fórum (Clóvis Beviláqua", defende o executivo.
Fontenele ressalta, porém, que "esta é uma obra que o futuro governo terá de dar continuidade", e que pode, inclusive, ser expandida, posteriormente.
" Podermos alcançar, no futuro, Messejana, fazer uma volta completa, e retornando pelo anel central da BR - 116, até o Centro", projetou o secretário. A primeira etapa, no entanto, só deverá estar pronta em 2016. São 13 quilômetros de linha férrea dupla, sob túneis de 20 a 30 metros abaixo da superfície, ao longo da avenida Santos Dumont e 12 estações.
"Este é um investimento muito importante à mobilidade urbana de Fortaleza. Vai do Centro à área comercial da Aldeota, passa pelo polo de integração do VLT, no Papicu, pelo Centro de Eventos e chega ao fórum (Clóvis Beviláqua", defende o executivo.