Envelopes da licitação foram abertos no dia 09; investimento será de R$ 171 mi
Empresas vencedoras fabricaram em 2011 o Série 7500 para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos; Trens de BH devem seguir o mesmo padrão |
O consórcio
composto pela empresa espanhola CAF e pela francesa Alstom foi vencedor
da licitação para o fornecimento dos dez novos trens que integrarão a
frota do Metrô de Belo Horizonte. A previsão é de que as novas
composições comecem a operar em 2014, já que o consórcio terá até 21
meses, a partir da assinatura do contrato, para fornecer o primeiro
trem, e mais oito meses para entregar os demais.
Os novos trens terão capacidade para atender até 1300 passageiros por viagem e serão fabricados em caixas de aço inox, podendo acelerar a uma velocidade máxima de 90km/h.
Os novos trens terão capacidade para atender até 1300 passageiros por viagem e serão fabricados em caixas de aço inox, podendo acelerar a uma velocidade máxima de 90km/h.
O interior dos veículos terá ar refrigerado,
revestimento resistente ao fogo e baterias com capacidade para manter o
sistema elétrico de segurança em funcionamento por, no mínimo, cinco
horas.
Acessibilidade
Acessibilidade
As novas composições vão contar com piso antiderrapante, assentos preferenciais, banco para obesos e portas com rampa retrátil que facilitarão o embarque e desembarque de cadeirantes e de pessoas com mobilidade reduzida.
Investimento
A licitação foi realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) e seguiu o decreto 7.812/12, que estabelece a aplicação de margem de preferência de 20% para a produção nacional em licitações da administração pública federal para aquisição de veículos para vias férreas. O valor de aquisição das novas composições foi de R$ 171 milhões e 970 mil, considerando o valor global da licitação.